Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 24 de janeiro de 2021

Mundo

Variante do novo coronavírus é detectado no Japão, em 4 pessoas que viajaram ao Brasil

10 de janeiro de 2021 | 16h 29
Variante do novo coronavírus é detectado no Japão, em 4 pessoas que viajaram ao Brasil
Foto: Getty Images

O governo do Japão informou, neste domingo (10), que detectou uma variante do coronavírus Sars-CoV-2 em quatro viajantes que estiveram no Brasil. Eles retornaram ao país asiático no início de janeiro.

De acordo com o portal de notícias Terra, o Ministério da Saúde informou que, dos quatro casos detectados, um homem de 40 anos apresentou dificuldades para respirar, uma mulher de 30 anos teve dor de garganta e de cabeça, um adolescente apresentou febre e outro adolescente permaneceu assintomático.

Não há, até o momento, informações sobre a gravidade da infecção provocada pela nova cepa. Nem se é mais contagiosa. Segundo as autoridades sanitárias japonesas, a variante do vírus apenas se mostrou diferente da que circula no país.

Conforme o Terra, recentemente, a Argentina também reportou a detecção de uma “variante carioca”, que estaria em circulação no seu território. Ela foi identificada como B.1.1.28.

As mutações mais recentes do coronavírus Sars-CoV-2 são as detectadas no Reino Unido e na África do Sul, esta última já presente no Brasil, em uma paciente de Salvador. Ambas as cepas apresentam um poder maior de disseminação, mas sem aumento da letalidade.

Os pesquisadores estimam que o novo coronavírus já tenha sofrido mais de 4 mil mutações, desde o início da pandemia de Covid-19, no fim de 2019.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje