Baianos relatam barulho no céu e pesquisadores dizem que ruído foi causado por meteoro - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Baianos relatam barulho no céu e pesquisadores dizem que ruído foi causado por meteoro

04 de Janeiro de 2021 | 11h 27
Baianos relatam barulho no céu e pesquisadores dizem que ruído foi causado por meteoro
Foto: Reprodução/Site Bramon

Moradores da Bahia relataram ter escutado um barulho no céu, no sábado (2), e pesquisadores dizem que a causa foi a passagem de um meteoro.

A Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede de monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos, informou que, após moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora relatarem, nas redes sociais, um forte estrondo, por volta das 16 horas, buscou imagens que pudessem associar o ruído à passagem de um meteoro.

Segundo o G1, por meio de uma nota, a Bramon confirmou o evento. “Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região, entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia, no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro, que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”.

De posse de informações como localização e horário aproximado onde o estrondo ocorreu, a instituição também buscou imagens nas câmeras do Clima ao Vivo, localizadas na região.

Ainda coforme o G1, apesar do mal tempo, a Bramon conseguiu o registro em vídeo da passagem do meteoro, na câmera de Nova Redenção, a cerca de 150 quilômetros de distância. “Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59 desse sábado”, afirma a nota.

Os pesquisadores da entidade destacaram que estão trabalhando na análise dos dados, a fim de determinar a trajetória e obter maiores informações a respeito do objeto. Como o fenômeno pôde ser visto à luz do dia, eles acreditam se tratar de um meteoro de grandes proporções. E afirmam que é provável que o corpo celeste não tenha se dissolvido completamente na atmosfera. Assim, há a possibilidade de parte do meteoro ter caído em terras baianas.

OUTROS CASOS – O fenômeno não é raro, no estado. Conforme o G1, no mês de outubro, passagens de meteoros puderam ser vistas em outras localidades baianas. No dia 19, por exemplo, um meteoro luminoso pôde ser avistado nas cidades de Curaçá e Paulo Afonso. O meteoro também foi observado por quem estava em municípios de estados próximos, como Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

“A gente chama de fireball, é um meteoro luminoso. É basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da Terra”, explicou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

No dia 26 de outubro, diz o site, outro meteoro também pôde ser visto das cidades baianas de Ipirá, Itaberaba e Ituberá. Um morador de Ituberá, município localizado no baixo sul baiano, relatou a passagem do meteoro. Ele disse que o fenômeno ocorreu por volta das 21h35.

Na época, o produtor cultural Roberlan Araújo disse ter ouvido um ruído muito e sentido um tremor. “Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor. Estava na cozinha e os armários chacoalharam. Logo, todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido. Os grupos de WhatsApp lotaram de relatos de um clarão no céu, uma bola de fogo que o cortava e esse tremor forte em Ituberá e região. Cinco minutos depois já sabíamos que um objeto não identificado havia caído do céu entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo”, contou.



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje