União Europeia vacina contra Covid-19, neste domingo; França e Espanha relatam presença da nova cepa do vírus, na véspera - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

União Europeia vacina contra Covid-19, neste domingo; França e Espanha relatam presença da nova cepa do vírus, na véspera

26 de Dezembro de 2020 | 16h 22
União Europeia vacina contra Covid-19, neste domingo; França e Espanha relatam presença da nova cepa do vírus, na véspera
Foto: Jose Maria Cuadrado Jimenez/EFE

Itália, Romênia, Hungria, Espanha e França receberam, neste sábado (26), os lotes de vacinas contra a Covid-19 que serão aplicados, em grupos de risco, a partir deste domingo (27). Os países da União Europeia se uniram a um grupo de pelo menos 16 nações que já tinham iniciado a vacinação e armaram grandes operações para a chegada do imunizante da Pfizer, fabricadas pela BioNTech, na manhã de hoje.

A boa notícia, no entanto, veio acompanha de outra que vem deixando as autoridades sanitárias do bloco preocupadas e em estado de alerta: França e Espanha anunciaram a detecção de infecções provocadas pela a nova cepa do coronavírus, encontrada, pela primeira vez, no Reino Unido. No território francês, a mutação do vírus foi identificada em uma cidadã francesa que reside na Inglaterra, mas que viajou ao país. A mulher foi diagnosticada em Tours, cidade universitária localizada entre os rios Cher e Loire. Na Espanha, quatro moradores já contraíram a nova variante do agente infeccioso.

A Itália foi a primeira a encontrar o vírus de origem britânica, na última quarta-feira (23), em um morador de Loreto, comuna italiana da região dos Marche, província de Ancona, na costa leste do país. Segundo as autoridades locais, a pessoa infectada não teve contato com ninguém do Reino Unido.

Apesar das ocorrências, a União Europeia está otimista com o início da imunização. Isto porque a BioNTech está confiante quanto aos resultados positivos da vacinação. A farmacêutica declarou que é “bem provável” que a vacina também tenha efeito sobre a mutação do coronavírus.

DISTRIBUIÇÃO – Neste sábado, a Itália recebeu 9,75 mil doses da vacina da Pfizer/Biontech. O carregamento foi enviado da Bélgica, sob a escolta da Arma dos Carabineiros, polícia militar italiana, e entregue ao Hospital Spallanzani, situado em Roma, de onde será distribuído para o restante do país. A unidade de saúde é a maior referência em doenças infecciosas do país.

A vacinação em massa, no entanto, está prevista para janeiro. Integram o grupo prioritário os trabalhadores da saúde e os hóspedes e funcionários dos asilos. A Itália soma, atualmente, pouco mais de 2 milhões de casos. Desde o início da pandemia, o país já perdeu 70,9 mil vidas para a Covid-19, tornando-se a nação mais enlutada da Europa.

Também foram fabricadas na sede da BioNTech, na Bélgica, as 19,5 mil doses entregues à França. Grécia e Hungria receberam a mesma quantidade de vacinas que a Itália, no início da manhã deste sábado. Os húngaros não perderam tempo e resolveram se antecipar ao restante da União Europeia, dando início à vacinação hoje mesmo. Os primeiros imunizados, no país, foram os profissionais de saúde.

A Romênia recebeu 12,5 mil doses. A Espanha montou uma forte operação de segurança para proteger as vacinas, que estão armazenadas no centro de Madri, de onde serão distribuídas para o restante do país. As autoridades espanholas pretendem vacinar, até junho do próximo ano, entre 15 e 20 milhões de pessoas, de uma população de 47 milhões. O país registra mais de 50 mil mortes decorrentes de complicações causadas pela Covid-19, desde fevereiro.

PORTUGAL – País do bloco europeu mais disciplinado em relação às restrições sanitárias recomentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Portugal foi um dos menos afetados pela primeira onda de contágio do novo coronavírus. Agora, no entanto, vive uma segunda onda mais agressiva. Por isso, o país também dará início à vacinação amanhã. O governo português enviou avisos, via SMS, à população, a fim de informar sobre a disponibilidade do imunizante. Gratuita, a vacinação não é obrigatória, mas fortemente recomendada pelas autoridades sanitárias portuguesas.

A campanha será lançada, oficialmente, neste domingo. A primeira aplicação no país será realizada na cidade de Porto, às 10 horas, no hospital São João. A imunização será dividida em três fases. Profissionais de saúde que atendem pacientes com Covid-19 serão os primeiros da fila, assim como os idosos que vivem em casas de repouso e pessoas com mais de 50 anos portadoras de doenças crônicas cardiopulmonares. Na segunda fase, serão imunizadas pessoas com 65 anos ou mais, sem comorbidades. Em seguida, os que têm entre 50 e 64 anos, com doenças como câncer e diabetes.

Na terceira e última fase, a vacina será distribuída para a população em geral, incluindo imigrantes em situação irregular. A previsão do governo português é que isso aconteça a partir de julho de 2021, com a possibilidade de durar até o primeiro trimestre de 2022. O país já assegurou o fornecimento de 22,8 milhões de doses, o suficiente para imunizar toda a população. Portugal fechou acordo com seis farmacêuticas. O primeiro lote de vacinas a ser aplicado também é da Pfizer/BioNTech.



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje