Cooperativa de crédito feirense expande atuação no Nordeste, chegando a todas as capitais - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Economia

Cooperativa de crédito feirense expande atuação no Nordeste, chegando a todas as capitais

23 de Dezembro de 2020 | 16h 49
Cooperativa de crédito feirense expande atuação no Nordeste, chegando a todas as capitais
Foto: Divulgação

Fundada, há 24 anos, por um grupo de médicos, a Unicred Bahia, cooperativa filiada ao Sistema Unicred, estará presente em todas as capitais nordestinas, a partir de 2021. De acordo com o jornal Folha do Estado, o que permitiu a expansão foi o grande crescimento que a instituição registrou, sobretudo, nos últimos dois anos, possibilitando que, agora, instale agências físicas também em Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí.

A Unicred Bahia nasceu de um movimento associativista, com foco no segmento da saúde e mantém sua sede administrativa em Feira de Santana. Conforme o médico João Batista de Cerqueira, presidente do Conselho de Administração da Unicred/Nordeste, além de defender seus filiados, as cooperativas de crédito têm por objetivo “desconcentrar o mercado de crédito no Brasil e contribuir para a redução da taxa de juros no mercado, através de uma política mais voltada para o social”.

As mudanças de perfil visam ampliar as ações e atingir um público mais diversificado. Por isso, com elas, a Unicred Nordeste, além de atender empresas e profissionais da área de saúde, passa também a abarcar o funcionalismo público das três esferas administrativas (municipal, estadual e federal), passando a atuar ainda junto à classe empresarial.

Segundo o Folha do Estado, no começo desta semana, o Conselho de Administração da Unicred/Nordeste se reuniu para aprovar a implantação dos novos entrepostos, o que, na apreciação de João Batista de Cerqueira, significa o claro avanço do sistema no Nordeste. “De 2018 para cá, podemos considerar como exponencial nosso crescimento, porque, em comparação com os bancos, existe maior facilidade em relação às taxas de juros, ou seja, os cooperados podem conseguir, com maior agilidade, os recursos e, assim, trabalhar para a expansão dos seus respectivos negócios, sem maiores dificuldades”, explicou o presidente.

DIVERSIFICAÇÃO – O gestor disse ainda que a expansão de seguimentos foi outro fator que determinou o crescimento da cooperativa. “Quando começou, tínhamos apenas 20 médicos e, já naquele momento, entendemos que se ficasse restrito à área médica, não cresceríamos. Partimos para outros seguimentos dentro da área de saúde e, hoje, atendemos também seguimentos no funcionalismo público e empresarial. Isso faz com que venhamos na contramão da pandemia, no sentido de crescimento, o que nos abre novas perspectivas para 2021”, avaliou.

Em relação às novas agências, João Batista de Cerqueira ressaltou que o processo de tramitação será iniciado em breve. Ele disse que a expectativa é de que os novos postos sejam abertos já no primeiro trimestre do próximo ano. “Já temos os recursos necessários, mas vamos analisar o mercado e a demanda, para definir qual a primeira destas capitais receberá a agência, a definição depende destes critérios. Porém estão certas as aberturas de agências em Barreiras/BA e Campina Grande/PB. No caso destas cidades, já está tudo definido e as aberturas devem acontecer nos primeiros meses do ano”, afirmou.



Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje