Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 02 de dezembro de 2020

Famosos

Morte de Tom Veiga, intérprete de Louro José, por rompimento de aneurisma chama atenção para a doença

02 de novembro de 2020 | 22h 40
Morte de Tom Veiga, intérprete de Louro José, por rompimento de aneurisma chama atenção para a doença
Tom Veiga e Louro José Imagem: Correio Brasiliense

A morte de Tom Veiga por uma Acidente Vascular Cerebral ( AVC) hemorrágico, secundário a um aneurisma chamou atenção sobre a doença. O aneurisma é a dilatação de uma parede enfraquecida de um vaso sanguíneo.

Estima-se que 2% das pessoas tenham algum tipo de aneurisma cerebral, mas apenas algumas terão rompimento das artérias, e isso ocorre principalmente depois dos 40 anos de idade. Quando há a ruptura, no entanto, as taxas de óbito são de aproximadamente 50%. Os aneurismas podem ser congênitas ou adquiridas. Nesse último caso, alguns fatores aumentam a chance de formação e rompimento, como o tabagismo, hipertensão arterial e colesterol alto.

Estima-se que 30% das pessoas que apresentam ruptura do aneurisma morrem sem ter tempo de receber atendimento médico. Daqueles que conseguem sobreviver ao sangramento inicial (derrame), a metade não sobrevive ou fica com sequelas. Apenas 30% a 40% dos pacientes conseguem ter vida normal após ruptura do aneurisma se forem tratados corretamente.

O risco de um aneurisma de 2cm se romper, por exemplo, não é tão grande, mas precisa de acompanhamento regular. Acima desse tamanho, de modo geral há necessidade de cirurgia.

A morte de Tom Veiga causou comoção nacional, visto que o personagem estava impregnado na memória afetiva nacional, e tinha conquistado um grande público, especialmente pelo bom humor.

Tom Veiga definiu assim o personagem: "O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança".



Famosos LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje