Depois da França terror ataca na Aústria e causa medo na Europa - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Depois da França terror ataca na Aústria e causa medo na Europa

02 de Novembro de 2020 | 22h 09

Ao menos duas pessoas morreram e quinze ficaram feridas em ação criminosa que começou perto de sinagoga nesta segunda-feira.

Depois da França terror ataca na Aústria e causa medo na Europa
Soldados isolam praça em Viena. Foto: REUTERS/Lisi Niesner

Uma série de tiroteios que começou perto de uma sinagoga em Viena, capital da Áustria matou duas pessoas e deixou vários feridos nesta segunda-feira (2). Segundo a polícia local, um desses mortos era considerado suspeito. O primeiro-ministro austríaco, Sebastian Kurz, classificou a ação como um ataque terrorista.

Segundo a polícia de Viena, os tiroteios começaram por volta das 20h (horário local, 16h em Brasília) nas imediações da rua Seitenstettengasse, que abriga a sinagoga Stadttemple e fica perto de diversos bares . Os policiais disseram, ainda, que as trocas de tiros ocorreram em seis lugares diferentes. Ainda de acordo com as autoridades locais, os criminosos estariam armados com fuzis.

 Ministério do Interior disse que ao menos uma pessoa foi presa. Também segundo o governo, 15 feridos precisaram de atendimento em hospitais da cidade.

Não havia, até a última atualização desta reportagem, informação sobre identidade dos mortos ou das pessoas consideradas suspeitas de participação no ato terrorista. As autoridades também não descartam haver mais vítimas.

Nas redes sociais, a polícia de Viena pediu que as pessoas permanecessem em casa porque, até a noite desta segunda, a operação de busca ainda estava em andamento. O sistema público de transporte foi interrompido.

Em entrevista à emissora ORF, o ministro do Interior, Karl Nehammer, pediu cuidado porque os criminosos ainda procurados são perigosos e estão "fortemente armados".

"Trouxemos várias unidades das forças especiais que estão agora procurando pelos supostos terroristas. Então, não vou limitar [as áreas de busca] apenas para Viena porque eles são criminosos com mobilidade", disse.

Pelas redes sociais, o primeiro-ministro Kurz disse que o país tem passado por "tempos difíceis". "Nossa polícia tomará medidas importantes contra os criminosos que participaram desse ataque terrorista repulsivo", escreveu.

"Fico feliz que nossos policiais tenham conseguido eliminar um criminoso", disse Kurz.

O primeiro-ministro anunciou também que as Forças Armadas da Áustria tomarão o lugar da Polícia de Viena na proteção ao patrimônio. "Todo o país pensa nas vítimas, nos feridos e na suas famílias, a quem expresso minhas mais profundas condolências", completa a mensagem.

Fonte: G1



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje