Sei apresenta resultado do trabalho na região metropolitana de Salvador - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Economia

Sei apresenta resultado do trabalho na região metropolitana de Salvador

05 de Fevereiro de 2015 | 09h 07
Sei apresenta resultado do trabalho na região metropolitana de Salvador
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei/Seplan) realizou nesta quarta (04) uma reunião com representantes dos municípios que compõem o Território de Identidade Metropolitano de Salvador (TIMS), para a apresentação do resultado dos trabalhos de campo realizados nos limites intermunicipais do território. Na ocasião, Cláudio Pelosi, diretor de Informações Geoambientais da SEI, relembrou as diretrizes da Atualização dos Limites Intermunicipais, reforçando a imparcialidade do projeto: “A SEI realiza um trabalho técnico, identificando todas as questões e partindo da interpretação da lei vigente”.
 
Pelosi elucidou a importância da atualização das divisas entre os municípios, cujos limites não são revistos desde a última lei de divisão político-administrativa do estado, de 1953. De lá pra cá, a Bahia subiu de 150 para 417 municípios, e sua população também cresceu – só o Território de Identidade Metropolitano de Salvador, o último trabalhado no projeto, passou de pouco mais de um milhão para mais de três milhões de pessoas. O território corresponde a 25% da população do estado da Bahia.
 
Durante a reunião, Pelosi explicou as etapas do trabalho e apresentou as alterações propostas para o Território Metropolitano de Salvador. “Fazemos o pré-campo, onde há o planejamento, depois realizamos uma reunião de abertura. A etapa seguinte é a equipe técnica ir a campo, acompanhada dos representantes dos municípios. A partir desse trabalho de campo são elaborados os mapas”, enumerou o diretor. Entre os limites abordados estavam Candeias e Simões Filho, Itaparica e Vera Cruz, Salvador e Lauro de Freitas, entre outras divisas apresentadas. A equipe composta por técnicos da SEI e IBGE também esteve presente no encontro, e tirou dúvidas dos representantes das localidades após a entrega dos mapas.
 
O Território de Identidade Metropolitano de Salvador é composto por dez municípios: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Dias D’ávila, Itaparica, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Simões Filho e Vera Cruz. Após esta etapa, o memorial descritivo e os mapas elaborados a partir do trabalho finalizado são enviados para a Assembleia Legislativa. Atualmente, já existem 14 leis sancionadas definindo divisas atualizadas dos municípios e 12 projetos em trâmite na Assembleia.


Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje