Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 21 de setembro de 2020

Geral

Aos 63 anos, morre o educador e ex-secretário de Cultura Jorge Portugal

03 de agosto de 2020 | 21h 59
Aos 63 anos, morre o educador e ex-secretário de Cultura Jorge Portugal
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Por falência cardíaca aguda, a Bahia perdeu por volta das 20h15 desta segunda-feira (3), o educador, poeta, compositor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, aos 63 anos. Ele estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular, do Hospital Geral Roberto Santos, desde a manhã desta segunda.

O professor deu entrada na unidade estadual de saúde em estado cardiovascular crítico, em virtude de um quadro de choque cardiogênico, uma emergência médica na qual há insuficiência de irrigação sanguínea, porque o coração não consegue bombear sangue com eficiência.

Mais cedo, ele apresentou sinais de insuficiência respiratória e foi socorrido em sua residência, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Resultado do exame para Covid-19 ainda é aguardado.

Na década de 70, Portugal sedimentou parcerias de sucesso com Raimundo Sodré e Roberto Mendes, ícones da Música Popular Brasileira. Foi ao lado de Sodré, que em 1980, Portugal compôs a canção “A Massa’, apresentada ao Brasil, no Festival da Nova MPB 80, da Rede Globo. A letra que fala da opressão sobre as pessoas é um soco no estômago e mantém-se atual.

FONTE: Bahia.ba



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje