Força-tarefa da Lava Jato repudia declarações de Aras e diz que não há 'caixas de segredos' no trabalho dos procuradores - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Política

Força-tarefa da Lava Jato repudia declarações de Aras e diz que não há 'caixas de segredos' no trabalho dos procuradores

29 de Julho de 2020 | 16h 32
Força-tarefa da Lava Jato repudia declarações de Aras e diz que não há 'caixas de segredos' no trabalho dos procuradores
Foto: Reprodução
A força-tarefa da operação Lava Jato, em Curitiba, repudiou, na tarde desta quarta-feira (29), as declarações dadas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que afirmou em um debate virtual que é hora de 'corrigir rumos' para que 'lavajatismo não perdure'.
 
As declarações foram feitas por Aras, na terça-feira (28), durante uma participação em um debate virtual, promovido por um grupo de advogados.
 
Segundo a força-tarefa, do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, as declarações de que existem 'caixas de segredos' no trabalho dos procuradores e de que "haveria milhares de documentos ocultos" são falsas.
 
Durante fala no debate virtual, o procurador-geral da República afirmou que a "correção de rumos não significa redução do empenho no combate à corrupção" e destacou que a gestão dele visa acabar com o "punitivismo" do Ministério Público.
 
Aras disse que não pode existir “caixa-preta” no MP.
 
Na nota, a força-tarefa destacou que devem ser rejeitados o que classificou como "ataques genéricos e infundados às atividades de procuradores da República", além de "tentativas de interferir no seu trabalho independente".
 
"A independência funcional dos membros do Ministério Público transcende casos individuais e é uma garantia constitucional da sociedade brasileira de que o serviço prestado se guiará pelo interesse público, livre da interferência de interesses diversos por mais influentes que sejam", diz a nota.
 
No evento virtual, Aras afirmou que a força-tarefa da Lava Jato no Paraná tem 300 terabytes em informações, além de 38 mil pessoas investigadas e sem critérios.
 
Em resposta, os procuradores de Curitiba disseram que a afirmação se trata de uma "falsa suposição", considerando que esse é o número de pessoas físicas e jurídicas mencionadas em relatórios encaminhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) ao MPF, em suspeita de crimes de lavagem de dinheiro.
 
"Ao longo de mais de 70 fases ostensivas e seis anos de investigação foi colhida grande quantidade de mídias de dados - como discos rígidos, smartphones e pendrives - sempre em estrita observância às formalidades legais, vinculada a procedimentos específicos devidamente instaurados", ressaltou a força-tarefa.
 
Augusto Aras entrou em atrito com as forças-tarefa depois de a chefe da Lava Jato na PGR, Lindôra Araújo, se dirigir a Curitiba com o objetivo de obter acesso a dados de investigações.
 
O conflito envolveu o repasse de dados sigilosos da força-tarefa do Paraná à PGR, que recorreu ao Supremo Tribunal Federal para ter acesso às informações e obteve decisão a favor do compartilhamento de dados.
 
Após a decisão, técnicos da Procuradoria-Geral da República estiveram em Curitiba para buscar os dados de toda a investigação.
 
Procuradores da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo também rebateram as afirmações de Aras. A equipe disse que "a distribuição dos processos é realizada nos estritos termos da Portaria PGR nº 23/2020".
 
De acordo com a nota, a distribuição dos processos segue critérios de verificação de processos correlatos, análise de conexão, continência, prevenção, "sempre com a observância dos normativos internos da unidade, os termos da Portaria do Procurador-Geral da República e as disposições do Código de Processo Penal".
 
Ainda segundo a nota dos procuradores de São Paulo, a Corregedoria-Geral do MPF realizou, no primeiro semestre do ano passado, uma correição ordinária em todos os feitos judiciais e extrajudiciais da força-tarefa da Lava Jato.
 
 
Em janeiro deste ano, de acordo com os procuradores, foi realizada uma correição extraordinária nas 23 forças-tarefa existentes no MPF, incluindo a do estado paulista, que prestou à corregedora-geral do MPF "todas as informações solicitadas".
 
Nas duas situações, segundo a nota, nenhuma irregularidade foi encontrada.


Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje