Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 06 de agosto de 2020

César Oliveira

O novo HGCA e o esforço de Rui e Neto

César Oliveira - 13 de julho de 2020 | 22h 48
O novo HGCA e o esforço de Rui e Neto

Há tempos escrevo que Feira merecia um novo hospital geral, mesmo antes do subutilizado Hospital da Criança, com instalações dignas, estrutura de apoio diagnóstico, e adequado ao que consideramos essencial em um hospital moderno.

O novo HGCA viria acompanhado da reforma do velho HGCA, cujas  enfermarias ainda sofrem de abusivo desconforto. A pandemia atrapalhou os planos- embora espere que não as demais reformas, já licitadas- e o novo HGCA irá abrir em um surto de coronavirus. De certo modo, cumpre a sina do velho HGCA que foi aberto às pressas por um surto de gastroenterite. 

O novo HGCA abrirá, temporariamente, os 40 leitos de UTI, de suas ótimas instalações, nessa quarta (15), exclusivo para a Covid-19. 

Um aspecto que merece ser citado foi a criação de uma praça de alimentação para os barraqueiros que ocupavam de forma caótica, mambembe, a frente do velho HGCA.

A inauguração em ritmo de urgência merece um alerta:o governo precisa investir na contratação de profissionais com a mesma capacidade que fez em Salvador, sem sobrecarregar as equipes já existentes, obrigando-as a esticar o curto cobertor. Se não faltou recursos para a capital, não pode faltar para a segunda cidade do Estado. 

Enfim, é um grande salto para a rede de saúde, e Feira, e um esforço do governo do Estado e do deputado Zé Neto, que merecem o aplauso pela nova história da saúde pública hospitalar, local,  que estão dando ínicio com essa grande obra.



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje