Governador Helder Barbalho, do Pará, é alvo da PF em operação sobre compra de respiradores - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Política

Governador Helder Barbalho, do Pará, é alvo da PF em operação sobre compra de respiradores

10 de Junho de 2020 | 09h 40
Governador Helder Barbalho, do Pará, é alvo da PF em operação sobre compra de respiradores
Helder Barbalho (MDB), governador do Pará (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é um dos alvos de uma operação deflagrada pela Polícia Federal com objetivo de apurar fraudes na compra de respiradores pulmonares feita por sua gestão.

A ação ocorre na manhã desta quarta-feira (10) e visa cumprir 23 mandados de busca e apreensão no Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal, após decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, as diligências ocorrem no Palácio dos Despachos, sede do governo, secretarias de Saúde, Fazenda e Casa Civil, além de residências dos investigados e empresas.

A compra dos respiradores custou aos cofres públicos R$ 50,4 milhões. Dentre os suspeitos estão servidores públicos estaduais e sócios de uma empresa investigada.

A operação foi batizada de Para Bellum, do latim e que significa “preparar-se para a guerra”, uma referência ao combate que a PF tem realizado contra o desvio de recursos públicos destinado ao combate ao coronavírus.

A operação de hoje se dá na mesma semana em que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) assume as apurações da Operação Ragnarock, que investiga suposta fraude na compra de respiradores realizada pelo Consórcio Nordeste, presidido pelo governador baiano Rui Costa (PT).

O processo, que corre sob segredo de Justiça, tramitava no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Por se tratar de investigações que envolvem gestores com foro privilegiado, caberá ao STJ abrir eventuais ações penais contra eles.

FONTE: Bahia.ba



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje