PF faz buscas contra governador do RJ, Wilson Witzel, em investigação sobre hospitais de campanha - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Brasil

PF faz buscas contra governador do RJ, Wilson Witzel, em investigação sobre hospitais de campanha

26 de Maio de 2020 | 10h 27
PF faz buscas contra governador do RJ, Wilson Witzel, em investigação sobre hospitais de campanha
Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Placebo, sobre suspeitas de desvios na Saúde do RJ para ações na pandemia de coronavírus. São 12 mandados de busca e apreensão -- um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC).
 
Resumo:
 
Witzel e sua mulher, Helena, são alvos de mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro Benedito Gonçalves, do STJ;
 
Governo do RJ não se pronunciou sobre a operação até as 8h30;
 
Outra operação da PF há duas semanas prendeu cinco pessoas, entre elas o empresário Mário Peixoto, que tem contratos de R$ 129 milhões com o governo do RJ;
 
Após essa operação, a Lava Jato no Rio enviou citações a Witzel para a Procuradoria-Geral da República;
 
Crimes investigados: peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. STJ autorizou depoimentos e, portanto, Witzel pode ser ouvido.
 
Às 8h40, agentes saíram do Palácio Laranjeiras com um malote com documentos.
 
Equipes da PF também foram mobilizadas para a casa onde Witzel morava antes de ser eleito, no Grajaú, e no escritório de advocacia do governador, que é ex-juiz federal.
 
Witzel se manifestou às 9h40 e negou participar de qualquer esquema.
 
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, antecipou na segunda-feira (25), em entrevista à Rádio Gaúcha, que a Polícia Federal estava prestes a deflagrar operações contra desvios na área da saúde nos estados.
 
O presidente Bolsonaro tem criticado Witzel -- de quem foi aliado durante a campanha --, a quem chamou de 'estrume' em uma reunião ministerial em 22 de abril, por conta das medidas de isolamento para conter o coronavírus.
 
Perguntado sobre a operação nesta terça, Bolsonaro respondeu: "Parabéns à Polícia Federal. Fiquei sabendo agora pela mídia. Parabéns à Polícia Federal, tá ok?"
 
Questionado sobre se Zambelli sabia, emendou: "Pergunta para ela."
 
Outros alvos da ação desta terça são Gabriell Neves, ex-subsecretário de Saúde de Witzel preso na Operação Mercadores do Caos, e o Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), organização social (OS) contratada pelo governo do RJ para a construção de sete hospitais de campanha no estado.
 
Equipes foram para a casa de Gabriell, no Leblon, e nos escritórios da Iabas no Centro do Rio e em São Paulo, onde fica a sede da OS.
 
A assessoria do Iabas informou por volta das 8h20 que ainda não tem informações e que se posicionará depois.
 

FONTE: G1



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje