Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 12 de julho de 2020

Mundo

América Latina é o novo epicentro da pandemia do coronavírus

22 de maio de 2020 | 15h 54
América Latina é o novo epicentro da pandemia do coronavírus
Foto: Agência Brasil

O novo epicentro da pandemia do novo coronavírus é na América Latina. De acordo Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais preocupante da região.

O último balanço do Ministério da Saúde apontou que só nas últimas 24 horas o país registrou 1.188 novas mortes por Covid-19. Com isso, o Brasil bateu novo recorde de mortes diárias a passou de 20 mil óbitos no total.

O Brasil é o terceiro país com mais casos confirmados de Covid-19 no mundo todo. Até quinta-feira (21), já eram 310.087 casos confirmados. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Rússia.

Alguns estudos apontam que a transmissão da doença continua acelerada no Brasil. A taxa de contágio (Rt), que indica para quantas pessoas em média cada infectado transmite o coronavírus, foi calculada em 1,3 (quando está acima de 1, a transmissão está fora de controle).

Além disso, a estimativa é de que 6.980 mortes ocorram ainda nesta semana, variando de 5.850 a 8.070. O número estimado é o maior número entre os 54 países com transmissão ativa.

Michael Ryan afirmou ainda que, embora o maior número de casos seja em São Paulo, a situação mais séria é a do Amazonas, que tem o maior número de casos em relação à população.

O diretor-executivo mencionou sobre a aprovação pelo Brasil do uso de cloroquina para o tratamento de Covid-19 e ressaltou que não há evidências de que o medicamento seja eficaz para combater a doença. A OMS apoia o uso de cloroquina apenas em estudos clínicos em hospital, e sob acompanhamento médico.

A líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou ainda que os países devem ficar atentos para o fato de que há grupos vulneráveis, com menos acesso a tratamentos de saúde e menos informações, e que governos precisam garantir que todos possa ser testados e tratados caso estejam contaminados pelo coronavírus.

FONTE: Bahia.ba



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje