CPF não tem reparo - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

César Oliveira

CPF não tem reparo

César Oliveira - 08 de Maio de 2020 | 22h 57
CPF não tem reparo

O prefeito de Nova Iorque disse que 66% dos contaminados estavam em casa, e isso se tornou um argumento sofista contra o isolamento. Porque sofista? Vamos lá:

1- A maioria das pessoas está em casa, logo, se a maior parte de um todo está em casa é claro que será daí que sairão mais casos, mesmo que seu percentual de contaminação seja menor do que daqueles que estarão nas ruas, porque menos de uma grande maioria é, em números absolutos, muito maior do que até percentuais grandes de uma minoria. É uma questão de amostra populacional. Ou, de outra forma: ser dono de 100% de um posto de gasolina é muito menor do que ser dono de 5% da Schell.

2- ocorre muita contaminação em domicílio porque a significativa parcela da população que ainda está nas ruas, leva o vírus para casa. Não é pelas pessoas que estão em casa, é sim pelas  que estão nas ruas, e indo das ruas interagir com os idosos. Não é pelo excesso de quarentena, é pela brandura, que permite, inclusive, aos que estão em casa saírem. Para reduzir esse R0 do vírus, ou taxa de contágio  ( atual é 2,8, a mais alta do mundo), é que vários países fizeram o bloqueio total.

3- trabalhadores essenciais- por um mínimo de respeito e agradecimento a eles pelo sacrifício- deveriam estar sendo testados de forma preferencial. Assim, reduziria seu potencial contaminante, assintomático.

4- então, já que nossa taxa de isolamento está sempre abaixo do necessário, temos 13 milhões de moradores em favelas, 20 milhões sem água encanada, e grande parte contamina em casa, não seria melhor liberar geral? Caímos no mesmo ponto: com nosso isolamento atual, que já foi mais intenso no começo, estamos tendo colapso do sistema de saúde em vários Estados e estamos assistindo cenas de bárbarie, imagine com uma contaminação sem controle?

5- nenhuma vida descartável, nenhuma vida perdida sem luta, deve ser nosso lema



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje