Distanciamento social e testes são medidas efetivas para controlar a pandemia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

César Oliveira

Distanciamento social e testes são medidas efetivas para controlar a pandemia

César Oliveira - 06 de Maio de 2020 | 07h 01
Distanciamento social e testes são medidas efetivas para controlar a pandemia

A maior parte da Europa, Nova Iorque,  China, Singapura, estão saindo do descontrole da pandemia e começando a retomar a economia. Em todos os países, todos, o isolamento, quarentena, ou bloqueio total, foram peças essenciais no controle da pandemia, redução das mortes ou adequação do atendimento.

Quando mais ágil ele foi ( Portugal, Alemanha, Singapura), menos impacto e vidas perdidas; quanto mais tardio, mais irresponsável, maior a tragédia( Itália, Espanha, NY, Equador, etc).

O outro fator fundamental foi a capacidade de fazer testes nos indivíduos e conhecer a doença, permitindo determinar seu R, ou taxa de contágio ( idealmente deve estar abaixo de 1) 

 As medidas de contenção reduzem a velocidade de expansão da doença. A barbárie de dizer que não existe achatamento da curva só cabe em argumentos aloprados.Os estudos e dados estão aí mostrando os fatos.

Quanto mais bem feito, mais precoce, mais aderente, foram essas medidas - isolamento e testes-, mais vidas salvas, mais retomada precoce da economia, menos impacto.

A combinação de testes e distanciamento social são efetivos em controlar a pandemia. O resto é ciência de facebook!



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje