Governo doa área para implantação de fábrica de chocolate em Ilhéus - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Governo doa área para implantação de fábrica de chocolate em Ilhéus

15 de Junho de 2015 | 15h 49
Governo doa área para implantação de fábrica de chocolate em Ilhéus

O termo de doação de uma área de dois mil metros, no Distrito Industrial de Ilhéus, no sul do estado, para a APC Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate, foi assinado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, órgão do Governo do Estado, durante o Festival Internacional do Cacau e Chocolate, com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, do secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino, e do superintendente da Sudic, Jairo Vaz.

A fábrica terá um investimento de R$ 1,2 milhão para produzir 180 toneladas de chocolate por ano. A APC Cooperativa reúne 256 produtores de cacau da região de Ilhéus, dos quais 77% são mini produtores. “Com a implantação dessa unidade vamos agregar valor ao cacau na região sul e incrementar a renda dos cooperados”, afirmou o presidente da APC Cooperativa, Alfredo Landim.

De acordo com Jairo Vaz, “o Governo do Estado está incentivando uma cadeia produtiva importante para a Bahia, pois a região tem um grande potencial para a produção de chocolates. Vamos desenvolver ações que contemplem toda a cadeia produtiva de cacau, do cultivo de amêndoas de qualidade e com maior produtividade e à produção de chocolates que atendam a uma demanda cada vez mais crescente no mercado nacional e mundial”. A Sudic também assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Ilhéus, que esteve representada pelo prefeito Jabes Ribeiro, para a realização de serviços emergenciais e preventivos no distrito industrial.

Polo chocolateiro

Durante a visita ao festival, realizado na semana passada (11 a 14) e que reuniu cerca de 30 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 10 milhões em negócios, de acordo com o organizador do evento, Marco Lessa, o vice-governador João Leão e o secretário Nelson Pelegrino percorreram os estandes, onde foram apresentadas e comercializadas diversas marcas de chocolates produzidos no sul da Bahia.

“Nos últimos anos, a produção de chocolate na região cresceu em quantidade e qualidade. Vamos trabalhar para transformar Ilhéus na ‘capital mundial do chocolate”, disse Pelegrino. Para ele, “além de fortalecer a cadeia produtiva de cacau, a produção de chocolate tem impactos positivos no turismo, já que podemos associar cacau, chocolate e Jorge Amado, atraindo turistas do Brasil e do exterior”.

O vice-governador destacou que “o Festival Internacional de Cacau & Chocolate é um evento que fortalece a região. A produção de chocolates finos vai contribuir para o desenvolvimento regional, associada a projetos importantes como a Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul [Fiol]. Vamos desenvolver ações governamentais que tornem o sul da Bahia em um polo chocolateiro de renome mundial, já que produzimos as melhores amêndoas”.

FONTE: Secom.Ba



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje