Um técnico em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Amargosa, a cerca de 240 km de Salvador, está transformando álcool 99,5% em álcool 70% e doando o produto para a Secretaria de Saúde da cidade.
O objetivo é fornecer álcool 70% para os atendimentos emergenciais da população contra o coronavírus. Segundo a UFRB, já foram entregues á secretaria 96 litros do produto.
O trabalho é realizado por Gerônimo Lima, que doutor em Química, no laboratório da instituição.
Todas as etapas do processo de tansformação são monitoradas e passam por medidas de segurança e higiene, de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados aos solicitantes.
Segundo Gerônimo, cada caixa com 12 unidades (litros) do álcool 99,5% se transforma em dezesseis unidades (litros) de álcool 70%, com o processo.
Ainda de acordo com a UFRB, Gerônimo, que iniciou o trabalho de transformação do álcool no dia 19 de março, atendeu também ao pedido de pessoas do grupo de risco que são: diabéticos, asmáticos ou com pressão alta e pessoas com parentes acamados, que lhe procuraram para transformar álcool 99,5% em álcool 70%.
Até a manhã desta terça-feira (31), a Bahia havia registrado mais de 170 casos confirmados de coronavírus. Além disso, duas mortes foram registradas no estado em decorrência da doença.