Curso para Gestantes: acolhimento e segurança para futuras parturientes do Hospital da Mulher - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Curso para Gestantes: acolhimento e segurança para futuras parturientes do Hospital da Mulher

26 de Fevereiro de 2020 | 17h 35
Curso para Gestantes: acolhimento e segurança para futuras parturientes do Hospital da Mulher
Foto: Reprodução
Poder visitar o ambiente, conhecer os serviços, os alojamentos, a estrutura e saber um pouco mais sobre o local que as acolherá num dos momentos mais marcantes de suas vidas. Essa é a proposta do projeto “Curso para Gestantes”, que aconteceu na manhã de quinta-feira, 20, no Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher. A ideia, que está inserida nas ações de acolhimento e humanização da unidade, tem o objetivo de tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto.
 
O objetivo do “Curso para Gestantes”, do Hospital da Mulher, conforme explica a coordenadora de Enfermagem, Juliana Rigaud, é tornar o ambiente da unidade mais familiar, aperfeiçoando, assim, o processo de acolhimento. “Conhecer nossa estrutura, equipamentos, equipes, instalações, enfim, todo o ambiente antes do parto, tirar dúvidas recorrentes, ver com os próprios olhos e não a partir de depoimentos de outras pessoas, faz toda a diferença porque possibilita que essas gestantes fiquem mais seguras quando chegarem aqui para terem seus filhos, pois já conheceram a nossa estrutura e sabem dos trâmites, das prioridades no atendimento que passarão a partir de sua admissão”, destaca a coordenadora.
 
Após o curso  e durante as visitas monitoradas, as futuras mamães foram acompanhadas pela equipe de Enfermagem da unidade, e passaram pelo Serviço Social, recepção, alojamentos, refeitório, sala de parto humanizado, o alojamento Mãe-Canguru, Casa da Puérpera, o Banco de Leite, entre outras dependências da Maternidade. Além da visita às instalações, receberam orientações sobre o parto normal e humanizado, sobre direitos da paciente (a exemplo de opção do acompanhante), e sobre aleitamento materno, e orientações do que pode e deve levar para a maternidade, inclusive sobre os documentos necessários para admissão.
 
“O Curso para Gestantes foi um sucesso”, avalia a  presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas. A gestora ressalta que a ideia de limitar e possibilitar que todas as dúvidas sejam tiradas e que as futuras pacientes possam compreender realmente como funciona uma maternidade que é referência, inclusive, para o “Parto Humanizado”. 
 
“O sucesso se dá pela qualidade do serviço prestado aos nossos pacientes e os investimentos que o prefeito Colbert Martins Filho vem fazendo no Hospital da Mulher. Hoje com certeza a população já sabe que parir no Hospital da Mulher é seguro e humanizado”, afirma Gilberte.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje