Coronavírus supera a Sars em número de casos na China, mas causa menos mortes - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Coronavírus supera a Sars em número de casos na China, mas causa menos mortes

29 de Janeiro de 2020 | 15h 31
Coronavírus supera a Sars em número de casos na China, mas causa menos mortes
Foto: Reprodução
O número de infecções pelo novo coronavírus na China superou o registrado pela epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) no país entre 2002 e 2003, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
 
As autoridades de saúde chinesas relataram 6.078 casos confirmados da doença e 133 mortos na China continental. A Comissão Nacional de Saúde informou ainda que estão sendo monitorados mais de 9.000 casos suspeitos de infecção pelo vírus.O vírus da Sars, também um coronavírus, infectou 5.327 pessoas na China continental e causou 349 mortes no país.
 
Na manhã desta quarta-feira, os Emirados Árabes Unidos divulgaram que quatro membros de uma família chinesa vinda de Wuhan, província chinesa onde começou o surto, foram diagnosticados com o coronavírus. São os primeiros casos confirmados no Oriente Médio.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de Sars deixou 774 mortos, entre os 8.096 casos registrados no mundo todo em 2002-2003, antes de ser controlada. Até agora, a letalidade do novo coronavírus, nomeado 2019-nCoV, é menor.
 
Como o Sars, o novo vírus que apareceu em Wuhan em dezembro é transmitido entre pessoas e causa sérios problemas respiratórios. Os dois pertencem à mesma família de coronavírus e têm 80% de semelhanças genéticas, mas o 2019-nCoV é menos "forte" e mais contagioso.
 
Por outro lado, o novo vírus tem um período de incubação de até duas semanas e o contágio é possível durante o período de incubação, mesmo antes do aparecimento dos sintomas, "que também são muito diferentes dos da Sars", disse Ma Xiaowei, chefe da Comissão Nacional de Saúde (CNS) chinesa.
 
Embora a letalidade do novo coronavírus seja bem menor, os dados são apenas indicativos, pois o número real de pessoas infectadas é desconhecido. Pacientes com poucos ou nenhum sintoma não foram detectados.


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje