Campanha de vacinação contra o sarampo retomada nesta segunda em Feira - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Campanha de vacinação contra o sarampo retomada nesta segunda em Feira

18 de Novembro de 2019 | 11h 31
Campanha de vacinação contra o sarampo retomada nesta segunda em Feira
Foto: Raylle Ketlly

A partir desta segunda-feira (18) começa a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Adultos jovens de 20 a 29 anos de idade são o público alvo. A campanha segue até o dia 30 de novembro, encerrando com o dia D de mobilização.

Nesta etapa foi priorizado pelo Ministério da Saúde a vacinação de jovens adultos devido o grande número de casos confirmados no Brasil por pessoas nessa idade ser expressivo.  

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, assegura o abastecimento das doses da vacina em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.

Para ser imunizado, é necessário se dirigir a estes locais que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e as salas de vacina das 8h às 16h30, portando caderneta de vacinação e documento de identidade.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que pessoas de seis meses a 49 anos de idade que não sabem ou não se recordam se foram vacinadas, devem receber a dose da vacina.

Contraindicações

A administração da vacina deve ser adiada em casos de: febre, após o uso de imunoglobulina, sangue e derivados, crianças em uso de corticosteroides, crianças em quimioterapia antineoplásica, transplantados de medula óssea, gestantes e em crianças que fazem uso de imunossupressores ou biológicos, salvo em recomendação médica.

Para crianças abaixo de seis meses de idade, pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores a esta vacina, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida e pessoas com imunidade comprometida a vacina é contraindicada.

Reações adversas

Em casos de reações adversas, a Secretaria de Saúde orienta que o paciente retorne a unidade de saúde que realizou a aplicação da vacina para fazer a notificação e encaminhamento para assistência de saúde.

FONTE: PMFS



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje