Na dúvida, é melhor tomar a vacina contra o sarampo - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Na dúvida, é melhor tomar a vacina contra o sarampo

13 de Novembro de 2019 | 15h 09
Na dúvida, é melhor tomar a vacina contra o sarampo
Foto: Reprodução
Na dúvida, se foi vacinado ou se já teve sarampo em alguma fase da vida, o mais indicado é pegar o caminho da unidade pública de saúde mais próxima a sua casa para tomar o imunizante que vai proteger seu organismo contra a doença, que é altamente infecciosa. A orientação é do prefeito Colbert Martins Filho, que também é médico. 
 
Ele explica que a vacina, principal forma de prevenção desta doença, começa a preparar o organismo contra o sarampo, com a produção de anticorpos, em torno de duas semanas após a sua aplicação.
 
"Os adultos quebram a cabeça com esta dúvida: se tomaram a vacina em alguma fase das suas vidas ou se já foram acamados devidos ao sarampo – em caso positivo não há necessidade de toma-la novamente, porque a imunidade é para o resto da vida", salienta.
 
"Mas esta é uma decisão que deve ser referenciada pela certeza. Na dúvida, a melhor opção é tomar a vacina", acrescenta Colbert. Os indivíduos com idade entre 1 e 29 anos devem tomar dose única. As crianças são mais suscetíveis às complicações causadas pelo vírus.
 
Já para aqueles com idades entre 30 e 49 anos, a dose é única – exceto os profissionais de saúde - que recebem duas doses.
 
A vacina não é indicada a pessoas com alergia grave ao ovo, pacientes em tratamento com quimioterapia, gestantes, portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, quem faz uso de corticoide em doses altas, transplantados de medula óssea e bebês com menos de seis meses de idade.
 
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza a vacina contra o sarampo em todas as USF (Unidade de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde). 


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje