Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 18 de novembro de 2019

Cultura

Veja no Memorial da Feira imagens da cidade na década de 20, feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires

06 de novembro de 2019 | 09h 04
Veja no Memorial da Feira imagens da cidade na década de 20, feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires

Novas imagens da Feira de Santana da década de 1920 estão sendo exibidas no portal Memorial da Feira, mantido na internet pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. Desta vez são imagens feitas pelo etnógrafo, folclorista e jornalista Cornélio Pires, em viagem que fez em 1925, entre São Paulo e Pernambuco, para registrar os costumes das diversas regiões do País. 

No filme, ainda do tempo do cinema mudo, aparecem imagens da comercialização de reses no Campo do Gado, de um vaqueiro encourado laçando um boi, e do próprio Cornélio cumprimentando um vaqueiro e também montado em um jumento. 

O filme, que faz parte da série Brasil Pitoresco, foi digitalizado pelo Instituto Cultural Cornélio Pires e disponibilizado na internet pela Cinemateca Popular Brasileira. No portal Memorial da Feira, ele pode ser visto na seção Relíquias da Feira.

Nascido em 1884, em Tietê, São Paulo, Cornélio Pires é autor de mais de vinte livros sobre a cultura caipira e foi responsável pela introdução da música caipira na indústria fonográfica, em 1928. Morreu em 1958.

O portal Memorial da Feira pode ser acessado na internet no site www.memorialdafeira.ba.gov.br.

FONTE: PMFS



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje