Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 18 de novembro de 2019

Saúde

Novembro Azul é aberto oficialmente no CMPC

05 de novembro de 2019 | 15h 50
Novembro Azul é aberto oficialmente no CMPC
Foto: Reprodução
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana abriu oficialmente nesta segunda-feira a campanha Novembro Azul. O evento aconteceu no CMPC (Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez), referência em tratamento do câncer na rede municipal de saúde. O espaço recebeu a cor azul, tom relacionado à campanha.
 
A campanha Novembro Azul é um meio de conscientizar e atingir o objetivo geral, que é ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta aos serviço gratuito de prevenção.
 
Conforme a presidente da FHFS, Gilbert Lucas, o Novembro Azul é um momento para a realização de campanhas, mutirões de atendimento e sensibilização da sociedade civil sobre a política de rastreamento e prevenção contra o câncer de próstata.
 
“Esperamos um grande número de homens entre 45 e 75 anos nessa luta e combate a doença e contamos principalmente com o apoio da mídia e redes sociais para que fortaleçam a campanha”, concluiu a presidente.
 
O evento teve presenças de nutricionistas, enfermeiros, psicólogas e orientadores da saúde do homem para a apresentação de palestras sobre os benefícios da alimentação adequada e a importância da família no incentivo e cuidado da saúde das pessoas do sexo masculino.
 
Reverenciando a autoestima como estímulo e cuidado com o corpo. O cabeleireiro Valney Morais cortou cabelo dos homens que participaram da abertura da campanha.
 
A coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, ressalta que todos os anos cria-se expectativa de maior conscientização. “Nesse ano focamos em chamar a atenção das famílias para que cheguem junto no rastreamento para o diagnóstico precoce da doença”.
 
Segundo a enfermeira Vanessa de Freiras Amorim, após a triagem feita no CMPC, o paciente recebe autorização para o PSA, exame de sangue, que será realizado gratuitamente no laboratório do Hospital da Mulher. “O resultado do exame é fundamental para o diagnóstico, porque é ele que vai determinar o encaminhamento da unidade de saúde para o paciente que poderá realizar consulta com o médico urologista, onde será feito o toque retal e outros exames complementares que podem ser uma ultrassonofrafia ou a biópsia”.
 
Ela afirmou que os exames são fundamentais para a detecção precoce do câncer de próstata. “Quanto antes for feito os exames mais rápido o diagnóstico para que se dê início ao tratamento. Portanto não há necessidade de ter medo ou vergonha por que a saúde deve ser sempre a nossa prioridade”.
 
Oiram Augusto Lustosa de Oliveira, que mora no bairro Brasília, disse que não descuida e regularmente faz estes exames. “Eu aproveito essa oportunidade todos anos da campanha pela facilidade de conseguir cuidar da saúde, fazer os exames de forma gratuita”.
 
Embora não tenha nenhum caso desta doença na família, seu João Pereira de Almeida, 74 anos, que mora nos Capuchinhos, disse que aproveita as oportunidades que a Prefeitura oferece, através de campanhas. “Tratar da saúde é muito bom, principalmente pelo SUS, já que uma consulta dessa é muito cara. E a Prefeitura ajuda muito”.
 
O prefeito Colbert Martins Filho, que também é médico, ressalta a importância da participação masculina. "Os homens devem participar. Cuidar da saúde nunca é demais. Além de participar da campanha, devem sempre realizar consultas e exames de prevenção".


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje