Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 19 de abril de 2024

Educação

Município e estado discutem pacto de gestão com vistas a promover melhorias e requalificar o ensino público

25 de Outubro de 2019 | 16h 16
Município e estado discutem pacto de gestão com vistas a promover melhorias e requalificar o ensino público
Foto: Divulgação
Dispostos a conciliar os interesses comuns e pactuar um regramento jurídico que promova melhoria e requalificação na gestão das escolas de Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins Filho e os secretários de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e Marcelo Neves, do Município,  se reuniram na manhã desta sexta-feira,25, no Paço Maria Quitéria.
 
De caráter iminentemente técnico, no encontro foram aventadas ações como a municipalização de algumas das 57 escolas da responsabilidade do Governo do Estado na cidade, e que nos últimos anos foram desativadas, obedecendo a política de reordenamento que passou a ser praticada pela Secretaria de Educação do Estado.
 
Na lista destes educandários se encontram, por exemplo, as escolas Godofredo Filho e a Maria Quitéria, um dos mais antigos núcleos educacionais do município, exclusivo para mulheres, que o prefeito Colbert Martins manifestou ao secretário Jerônimo Rodrigues em transformá-la num espaço multicultural, que deverá sediar, inclusive, academias de Letras e de História.
 
De seu lado, Jerônimo Rodrigues gostaria, como contrapartida, a cessão  de algumas áreas ociosas pertencentes ao Município e que fazem fronteira com algumas escolas do Estado, para a construção de quadras poliesportivas para atender a demanda das escolas e a comunidade em seu entorno.
 
Num destes terrenos se encontra instalado o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, no bairro São João. Já que a escola estadual Juiz Jorge Farias Góes está situada num terreno contiguo aos fundos do equipamento municipal, o Governo do Estado está requerendo parte desta área para a construção de um campo de futebol society.
 
Esta agenda de colaboração também passará pela política de disponibilização mútua de professores entre as duas redes de ensino; aprimoramento na logística de preparo e distribuição da merenda escolar; aporte tecnológico da gestão pedagógica e administrativa; enfim, o reordenamento da Rede Estadual em parceria com o Município.
 
Considerando um passo decisivo e importante para o desenvolvimento simétrico da Educação na região, Jerônimo Rodrigues afirmou que o objetivo desta união “é encontrar uma forma que possamos aperfeiçoar  esta relação Estado/Município, para ampliarmos a inclusão de nossos alunos nas universidades”, disse.
 
O prefeito Colbert Filho defendeu a extensão deste projeto aos dezesseis municípios que compõem a Região Metropolitana de Feira de Santana: “A Educação é um bom caminho para nós caminharmos juntos, e este é um momento muito especial”, ponderou o mandatário.


Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje