Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 22 de novembro de 2019

Mundo

Duas astronautas fazem uma caminhada no espaço, um feito histórico

18 de outubro de 2019 | 16h 17
Duas astronautas fazem uma caminhada no espaço, um feito histórico
A primeira caminhada espacial com uma equipe totalmente feminina realizada nesta sexta-feira (18) estabelece um momento histórico para o programa espacial. Até o presidente Donald Trump saudou as astronautas Christina Koch e Jessica Meir por seu feito histórico. "Vocês representam esse país tão bem", disse Trump. "Estamos muito orgulhosos de vocês", afirmou em uma vídeo-chamada à Estação Espacial Internacional (ISS).
 
A missão das astronautas americanas é reparar um controlador de energia do lado de fora da ISS. A caminhada espacial desta sexta deve durar várias horas, para trocar uma unidade de recarga de bateria que parou de funcionar no fim de semana passado.
 
A ISS converte a luz solar em energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, mas durante sua órbita gasta muito tempo sem receber luz diretamente, e é nesses períodos que tira vantagem da energia armazenada nas baterias.
 
A manobra desta sexta foi anunciada pela NASA na segunda-feira e faz parte de um processo mais amplo que está em andamento para substituir as baterias antigas de níquel-hidrogênio por novas unidades de íons de lítio, que têm maior capacidade.
 
Koch, engenheira elétrica, lidera Meir, doutora em biologia marinha e que está realizando sua primeira caminhada espacial, também conhecida como "atividade extraveicular".
 
O primeiro passeio espacial feito pelas duas astronautas estava marcado para março, mas a NASA teve que cancelar quatro dias antes porque elas não tinham os trajes do tamanho certo para cada uma.
 
"Queremos garantir que o espaço esteja disponível para todas as pessoas, e esse é outro marco nessa evolução", afirmou o administrador da NASA Jim Bridenstine.
 
"Eu tenho uma filha de 11 anos, quero que ela se veja como tendo as mesmas oportunidades que tive quando eu era criança", acrescentou.


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje