Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 14 de outubro de 2019

Cultura

Vaqueiros mantem tradição da Festa de Jaguara

30 de setembro de 2019 | 10h 20
Vaqueiros mantem tradição da Festa de Jaguara
Fotos: Valdenir Lima

Centenas de vaqueiros encourados, trajados para a labuta, desfilaram pelas ruas do distrito de Jaguara, na manhã deste domingo, 29, na pré-solenidade de encerramento da 34ª Festa do Vaqueiro de Jaguara, um dos personagens que fazem a história do sertão.

Participaram da festa vaqueiros de vários municípios, como Tanquinho, Candeal, Serra Preta. Depois, montados nos seus animais, se reuniram em frente à igreja católica do distrito, onde receberam uma bênção especial, do celebrante Paulo Vicente.

Ainda na praça do distrito, a comissão organizadora anunciou o nome dos vaqueiros que apresentaram os trajes mais tradicionais. O vencedor foi Paulo Santinho, que ganhou um garrote. Todos os escolhidos foram premiados.

“A tradição, a participação de vaqueiros e dos moradores é um dos diferenciais desta festa, que continua importante para estes profissionais e seus admiradores”, afirmou o prefeito Colbert Filho, que estava acompanhado por secretários municipais.

A dupla de aboiadores Teo Aboiador e Cezinha cantou a vida, a labuta diária, os perigos e prazeres da profissão. Outros, como Zezé de Jaguara soltaram a voz, imitando os vaqueiros como estão à frente de um rebanho. O aboio mais parece um lamento.

Por volta das 15h, no palco, montado no campo de futebol do distrito, foram iniciadas as apresentações musicais do dia. A banda Mareô da Bahia mostrou diversificação musical, com uma dançante mistura de ritmos.

Em seguida, subiu ao palco o cantor e compositor feirense Asa Filho, dono de um regionalismo singular nas suas letras e músicas. Suas canções falam da região onde nasceu, Tiquaruçu e toca com maestria músicas de sucesso nacional.

O arrocha dos Clones, um dos grupos mais populares deste ritmo, e Clayton Lima, ex-Asas Livres, fecham a noite.

FONTE: PMFS



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje