Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 17 de setembro de 2019

Política

Procuradores de diversos estados protestam contra escolha de PGR fora da lista tríplice

09 de setembro de 2019 | 18h 35
Procuradores de diversos estados protestam contra escolha de PGR fora da lista tríplice
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de indicar o baiano Augusto Aras para a chefia da Procuradoria-Geral da República continua sendo duramente criticada. Nesta segunda-feira (9), lideranças do Ministério Público Federal organizaram um protesto em diversos estados do país, cujo principal tema é a escolha ter sido feita fora da lista tríplice proposta pela associação da categoria.

“Lista tríplice para PGR é a independência do MPF levada a sério”, dizem os procuradores, reforçando que não aceitarão um representante que seja identificado com o Poder Executivo. Entre as propostas contra Aras, integrantes do MPF têm discutido fazer uma espécie de boicote aos cargos caso o indicado tenha seu nome referendado pelo Senado.

Em discurso em Brasília, o primeiro colocado da lista tríplice, subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia, disse que “preocupa a visão de que o procurador-geral da República precisaria ter um programa alinhado ao governo”, acrescentando que “não se pode conceber o Ministério Público Federal a serviço de qualquer dos outros poderes da República”.

Bonsaglia afirmou que a lista tríplice do MPF tem um papel importante de fazer um “contrapeso ao poder do chefe do Executivo de escolher o procurador-geral da República”. Com informações do Estadão.

FONTE: Bahia.ba



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje