A tragédia educacional - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

César Oliveira

A tragédia educacional

César Oliveira - 15 de Julho de 2019 | 19h 27
A tragédia educacional

A grande tragédia brasileira é educacional. Os resultado no PISA mostram isso e não temos tido nenhum avanço nas últimas décadas. Não é culpa do investimento, pois, o que aplicamos do PIB não está muito fora da média mundial, embora mais recursos seja sempre melhor; nem tampouco a culpa é da ideologia, embora haja em vários espaços e momentos a instrumentalização política por parcela dos professores - os vídeos e denúncias estão aí aos montes para provar-, o que fere a ética da responsabilidade, de Weber.

É um conjunto da obra em que recursos são sistematicamente desviados ( é só ver o que prefeitos fizeram do FUNDEF, com a complacência da Justiça), ausência de metas, base curricular, infra-estrutura limitada, ideologia, ausência de avaliações de professores, modelo gerencial comprometido politicamente, profissionalismo deficiente.

Outro aspecto crucial é a falta de investimento na qualificação de professores( 37,8% dos docentes no Fundamental e 29,2% dos docentes no Ensino Médio NÃO fizeram licenciatura ou complementação pedagógica para a disciplina especifica)

Precisamos de uma prioridade na Educação que até hoje nenhum Presidente ofereceu aos brasileiros o que só perpetua nossa tragédia social.



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje