'Jogar filiados às feras sem decisão da Justiça é oportunismo sem grandeza', diz FH sobre Aécio - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Política

'Jogar filiados às feras sem decisão da Justiça é oportunismo sem grandeza', diz FH sobre Aécio

11 de Julho de 2019 | 15h 06
'Jogar filiados às feras sem decisão da Justiça é oportunismo sem grandeza', diz FH sobre Aécio
Foto: Reprodução
Diante da pressão de correligionários do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa do deputado federal Áecio Neves nesta quinta-feira e se manifestou contra a expulsão dele pela sigla antes que haja uma decisão judicial que o condene.
 
"O PSDB tem um estatuto e uma comissão de ética. Há que respeita-los. Jogar filiados às feras, principalmente quem dele foi presidente, sem esperar decisão da Justiça, é oportunismo sem grandeza. Não redime erros cometidos nem devolve confiança", escreveu FH.
 
Aécio foi alvo de nove inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) após as delações da Odebrecht e da JBS, entre 2016 e 2017. Com as mudanças na regra do foro privilegiado, quatro processos já foram redistribuídos para outras instâncias. Em um deles, Aécio virou réu. Dois casos já foram arquivados e todos os outros seis ainda são inquéritos.
 
O pedido de expulsão contra Aécio foi iniciativa do diretório do PSDB na capital paulista, que, por unanimidade, aprovou a representação na quinta-feira passada. Os dirigentes paulistanos defenderam a expulsão como medida para "estancar a sangria" do partido. A solicitação terá de esperar a instalação do conselho de ética da sigla para ser analisado e ainda não há previsão para o colegiado entrar em funcionamento.
 
Na terça-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que Aécio deveria sair espontaneamente do partido. Na esteria da declaração dele, o prefeito de São Paulo Bruno Covas foi ainda mais incisivo na quarta-feira, quando defendeu que o mineiro seja expulso. Em resposta ao diretório do PSDB de Belo Horizonte, que ameaçou pedir também sua expulsão, Covas afirmou que a sigla deve escolher entre ele ou Aécio.


Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje