Inverno exige atenção com alimentação; nutricionista dá dicas - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Inverno exige atenção com alimentação; nutricionista dá dicas

06 de Julho de 2019 | 10h 37
Inverno exige atenção com alimentação; nutricionista dá dicas
Foto: Divulgação
O inverno chegou há poucos dias e com ele a baixa nas temperaturas, o que faz com que muitas pessoas comam um pouco mais com o objetivo de suprir as necessidades energéticas para manter o corpo aquecido. Mas como controlar a alimentação e passar pela estação mais fria do ano sem acumular um peso extra na balança? De acordo com a nutricionista Karla Oliveira, do Centro de Saúde PortalMed, o aumento do consumo de forma exagerada e sem critérios é o que faz as pessoas engordarem e pode trazer consequências sérias e muito prejudiciais ao organismo.
 
A nutricionista destaca que uma boa alimentação aliada a uma dieta balanceada e exercícios físicos, é um empurrão para quem quer chegar ao verão com o corpo em dia. E um dos fatores para ter esse equilíbrio é a hidratação, item que muita gente deixa de lado nos dias mais frios do ano. 
 
“A hidratação é ponto importantíssimo neste momento, já que sentimos menos sede e passamos por longos períodos sem a ingestão adequada de líquidos, especialmente a água. Chás de ervas são boas opções para aquecer e hidratar o corpo”, informou Karla. 
 
Outro ponto importante citado pela nutricionista é manter a regularidade nos horários das refeições, além de valorizar a diversidade alimentar para que o organismo receba todos os nutrientes que precisa. 
 
“Não fique muito tempo sem se alimentar. Ingerir alimentos ricos em fibras como aveia, semente de chia, linhaça e outros grãos também é recomendado devido a maior saciedade que eles proporcionam. Dê preferência às sopas. Aquelas feitas com folhas como agrião, repolho ou espinafre servem de base para as receitas mais leves. Utilize também ervas para dar o sabor final e outros legumes são capazes de dar uma consistência mais grossa, podendo ser modificado então ao gosto de cada um”, orientou. 
 
Outro cuidado que a nutricionista Karla Oliveira salienta é com os ingredientes, a exemplo do creme de leite ou massas, que devem ser consumidos com moderação. Além disso, ela lembra que a forma da preparação dos alimentos também deve ser observada. 
 
“Opte pelas carnes magras ou brancas (frango ou peixe) e dê preferência às formas de preparo cozidas, grelhadas ou assadas evitando assim as tão prejudiciais frituras. Escolha doces à base de frutas ou frutas secas (doce de banana, abóbora, uva passa, damascos, ameixa seca). Algumas frutas ficam deliciosas quando levadas ao forno como, por exemplo, banana e maçã assadas com canela”, afirmou.
 
E para quem aproveita o inverno para comer exageradamente e negligenciar as atividades físicas, a nutricionista Karla Oliveira alerta que os hábitos saudáveis vão além do cuidado do corpo e sim um compromisso com a saúde. 
 
“Lembre-se que o inverno não pode ser mais uma desculpa que inventamos para comer exageradamente. Este precisa ser um momento de preparação para as próximas estações. Por isso, mantenha hábitos saudáveis, continue com a prática de atividade física, busque o nutricionista, invista em uma alimentação saudável e curta a estação na sua melhor forma”, destacou.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje