Reposição de médicos já está em 85% nas unidades de saúde, diz prefeitura - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Reposição de médicos já está em 85% nas unidades de saúde, diz prefeitura

06 de Julho de 2019 | 10h 32
Reposição de médicos já está em 85% nas unidades de saúde, diz prefeitura
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a reposição de 85% dos médicos nas unidades de saúde até o início do mês de julho. O quantitativo representa a contratação de 29 novos médicos.
 
“Até maio tivemos um déficit de 34 profissionais, a reposição está sendo feita gradualmente e agora estamos em busca de apenas cinco”, explicou Valdenice Rodrigues, chefe da Atenção Básica.
 
Ainda de acordo com Valdenice Rodrigues, o motivo para a saída de diversos profissionais foi ocasionado pelo surgimento de outras oportunidades e também a chegada do período para realização de residência médica, o qual demanda disponibilidade.
 
Segundo a Secretaria de Saúde,  desde janeiro, quando foram surgindo os desligamentos, o Governo tem buscado profissionais disponíveis para a contratação, porém enfrentou dificuldades devido os médicos não aceitarem trabalhar como pessoa jurídica, a forma indicada para este tipo de prestação de serviço.
 
A situação não é exclusiva em Feira de Santana, também esteve ocorrendo em diversos municípios e estados.
 
O município realiza a divisão das equipes de profissionais que se encontram nas unidades por área de abrangência, seguindo orientações da Política Nacional de Saúde. Cada equipe atende certa população da localidade, e quando há falta do profissional outra equipe só pode dar o suporte em caso de urgência ou emergência.
 
“Durante esse período a população não compreendeu a divisão de equipes, e essa é uma divisão realizada pela Política Nacional. Outra questão é o pré-natal, que não é realizado exclusivamente pelo médico, também pode ser feito por enfermeiros”, explica a coordenadora. 


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje