Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 16 de julho de 2019

Mundo

Paraty e Ilha Grande ganham título de Patrimônio Mundial da Unesco

05 de julho de 2019 | 14h 44
Paraty e Ilha Grande ganham título de Patrimônio Mundial da Unesco
Foto: Reprodução
Paraty e Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, foram reconhecidos como Patrimônio Mundial, nesta sexta-feira (5), pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante reunião em Baku, no Azerbaijão. Com esta inclusão, agora 22 bens brasileiros passam a integrar a lista de sítios de excepcional valor universal.
 
“Nós, orgulhosamente, voltamos para casa com esse título na bagagem. Em Paraty e Ilha Grande, uma área com diversas reservas ecológicas, vemos de maneira excepcional e única uma conjunção de beleza natural, biodiversidade ímpar, manifestações culturais, um conjunto histórico preservado, e testemunhos arqueológicos importantes para a compreensão da evolução da humanidade no planeta Terra”, comemora a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.
 
Primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, ou seja, cultural e natural, a área de Paraty e Ilha Grande abrange um território de cerca de 149 mil hectares, onde estão dispostos quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Estadual da Ilha Grande,a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Sua área de entorno, com mais de 407 mil hectares, possui 187 ilhas.
 


Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje