Cuca promove exposição internacional com artistas de Feira, Canadá e EUA - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Cultura

Cuca promove exposição internacional com artistas de Feira, Canadá e EUA

Da Redação - 15 de Maio de 2019 | 17h 13
Cuca promove exposição internacional com artistas de Feira, Canadá e EUA
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convida a comunidade feirense a prestigiar a mostra internacional Prisma, no Museu Regional de Arte (MRA), localizado no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O vernissage da exposição será realizado nesta quinta-feira (16), às 19h30, com exposição de fotografias do Grupo Quanta, composto pelos artistas visuais Juraci Dórea, Edson Machado, Maristela Ribeiro e George Lima, e da convidada Karen Ostrom, canadense radicada nos EUA. O evento também contará com a apresentação musical do duo de violão Lázaro Amaral e Hamilton Gonçalves.

A Exposição de Artes Visuais Prisma – Projeto de Intercâmbio Artístico e Cultural Brasil, EUA e Canadá ficará em cartaz até o dia 31 de julho. Conforme Maristela Ribeiro, curadora da mostra, “a ênfase está na produção contemporânea, com plataforma que abrange compartilhamentos poéticos, de debates e também de reflexões sobre a arte, a vida, a cidade, o contexto social e o cotidiano”.

Edson Machado exibe Vernissages, mostra que reúne imagens capturadas através da técnica fotográfica de sequência. O artista flagra momentos e situações reveladoras da íntima relação da obra de arte com o crítico, curador, artista e público. George Lima apresenta o ensaio fotográfico Figuras, composto por 12 imagens criadas a partir de marcas da infância, com proposta de reflexão sobre temas aparentemente contraditórios: a estabilidade e o desequilíbrio, a fragilidade e a solidez, a resiliência e a vulnerabilidade.

Juraci Dórea expõe oito trabalhos da série Arte para ninguém e quatro desenhos sobre cerâmica. São obras recentes, em que o artista coloca em discussão nuances da arte contemporânea, como o significado da contemplação, a obsessão pelo espetáculo e a ruptura da aura do objeto. Os trabalhos situam-se nos limites da arte efêmera, do site specific e da landart, mas têm como ponto central a figura do espectador ausente.

Maristela Ribeiro apresenta fotografias aéreas – plongées –, da série Calle de Libreros, realizada na rua de mesmo nome, durante estância doutoral em Valência, na Espanha. A artista expõe a ilusão da referência realista, por meio de uma outra percepção do espaço, marcada pela distância exagerada entre a objetiva e seu referente. A mudança do ponto de vista busca desafiar a perspectiva clássica.

A artista canadense radicada nos EUA, Karen Ostrom, apresenta fotografias, instalações ciclorâmicas, vídeos e trilhas sonoras. Os trabalhos integram um projeto em desenvolvimento, no qual a artista cria uma atmosfera combinada a um jogo visual complexo, que exige uma apreciação cuidadosa por parte do espectador.

Karen Ostrom, há mais de 20 anos, reencena episódios do cotidiano como recurso para dar prosseguimento a uma vila de pescadores fictícia, inspirada na história da sua família e na migração dos escandinavos para a costa noroeste do Canadá. As obras vislumbram um conjunto que propõe um contraponto entre o histórico e o contemporâneo, seja caminhando por entre uma versão do Três de Maio de 1808, de Goya, ou noutra, em um cenário mortal dos anos de 1920.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje