Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 17 de agosto de 2019

César Oliveira

Os Dementadores e a máquina estatal

César Oliveira - 01 de maio de 2019 | 09h 20
Os Dementadores e a máquina estatal
Congresso Nacional

Faz muito tempo que li Harry Potter, com meu filho, mas lembro de uma passagem em que uma criatura conhecida como Dementador ataca o pequeno bruxo, no trem para Hogwarts. Eles são conhecidos como "demônios sugadores de alma ", se alimentam da felicidade humana e vão deixando as pessoas como um " vazio"

A máquina estatal, no Brasil, em todos os poderes, é uma espécie de Dementador. Eivada de vantagens, mordomias - carros com motoristas, auxílios de todos os tipos, lagostas e vinhos premiados em 4 concursos, plano de saúde sem limite, aposentadorias precoces, acúmulo de vantagens descabidas, absentismo, férias de 90 dias, licenças-, e todo tipo de vantagem que implique em obter recursos públicos, com uma criatividade de fazer inveja ao autor do comercial do BB, ao incrível custo de R$17 milhões, dinheiro maior que os melhores longas-metragens feitos no país.

A nossa burocracia e máquina estatal, de baixa eficiência e elevado grau de comprometimento político, vai sugando nossa felicidade e produzindo um vazio nos cofres públicos, nos escassos recursos que serviriam para melhorar a vida dos 55 milhões que estão na linha da pobreza.

O único feitiço para nos protegermos desse assustador e voraz demónio é cortar profundamente o tamanho da máquina estatal e exigir nas ruas e nas redes que os Poderes Executivo, Legislativo e intocável Judiciário, cortem suas imorais mordomias.

É melhor agirmos rápidos, porque os Dementadores se proliferam com facilidade.



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje