Pelo quinto ano seguido, Brasil é o país com pior retorno de impostos - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Economia

Pelo quinto ano seguido, Brasil é o país com pior retorno de impostos

02 de Junho de 2015 | 08h 33

Tributos arrecadados são parecidos com países de primeiro mundo

Pelo quinto ano seguido, Brasil é o país com pior retorno de impostos
O Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços

Entre os 30 países que possuem as maiores cargas tributárias do planeta, o Brasil é o que proporciona o pior retorno à população pelos tributos arrecadados nas esferas federal, estadual e municipal.

A constatação, pelo quinto ano consecutivo, está no estudo Carga Tributária/PIB x IDH – Cálculo do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade - Irbes, criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, que leva em consideração a carga tributária em relação ao PIB e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população.

“Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária - que em 2015 já chegou aos R$ 800 bilhões -, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços", afirmou o presidente – executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

“E o pior, fica atrás de outros países da América do Sul, como Uruguai e Argentina, que ocupam, respectivamente, a 11ª e 19ª colocações no ranking”, completou. Líder do ranking, a Austrália é o país que proporciona melhor qualidade de vida à população; seguida da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

O estudo aponta que, apesar de terem carga tributária muito próxima à do Brasil - que em 2013 foi de 35,04% do PIB- , a Islândia (35,50%), Alemanha (36,70%) e Noruega (40,80%) estão muito à frente no que se refere a aplicação dos recursos em benefício da população, ocupando a 14ª, 15ª e 18ª posições, respectivamente.

FONTE: Correio



Economia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje