Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Cultura

CHEGOU, CHEGOU “O CIRCO DE SÓ LER”

01 de Junho de 2015 | 15h 38

Estreia de Musical Infanto-Juvenil em Feira de Santana marca o encerramento da 10ª Edição do Projeto Domingo Tem Teatro

CHEGOU, CHEGOU “O CIRCO DE SÓ LER”
OS premiados atores baianos, Cida Oliveira, Cristiane Mendonça e Marcelo Praddo, que contracenam com os jovens atores revelação João Victor Sobral e Luís Paulo Nolasco (LP- Foto - Genilson Coutinho

Imagine um musical infantil de incentivo à leitura! O Circo de Só Ler é a grande novidade que chega a Feira de Santana para fechar com chave de ouro a 10ª temporada de apresentações do primeiro semestre de 2015 do Domingo Tem Teatro. O espetáculo faz sua estreia no dia 07 de junho às 10:30h no Teatro do CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte. Vencedor em 2015 do Prêmio Brasken de Teatro – maior prêmio do Norte – Nordeste, o espetáculo é um musical do professor e compositor Gerson Guimarães, com os tarimbados e premiados atores baianos, Cida Oliveira, Cristiane Mendonça e Marcelo Praddo, que contracenam com os jovens atores revelação João Victor Sobral e Luís Paulo Nolasco (LP).

 

O nome do espetáculo é bem sugestivo e por si só dá asas à imaginação. A leitura que o autor, professor e compositor Gerson Guimarães nos traz é que a ESCOLA é o verdadeiro CIRCO DE SÓ LER, é o lugar que abriga o momento encantado do aprender e gostar de ler. Os professores são os palhaços, seres que com muita alegria e ludicidade desenvolvem nas crianças o desejo de mais saber. São os malabaristas que buscam equilibrar as diferenças e as desigualdades com justiça e paciência. São os mágicos que apresentam um novo mundo e fazem surgir o maior instrumento de liberdade que as crianças podem ter: as asas da imaginação. Que reveladas pela leitura as fazem viajar por lugares mais distantes que seus pés poderiam trilhar.

 

E é dentro desse universo de ludicidade que o musical “O CIRCO DE SÓ LER” conta a história de um menino que vivia solto a brincar por aí, que gostava de ver TV e de jogar no computador, mas que não sabia ler. Com a chegada deste circo diferente à sua cidade ele descobre que não é totalmente livre e precisa dar asas à sua imaginação. A trupe do circo, liderada pelo Livro Encantado, serão seus orientadores nesta viagem pelo mundo mágico da leitura.

 

Iniciado em maio de 2005, o projeto Domingo Tem Teatro faz parte do calendário da cidade de Feira de Santana - BA, sendo a única Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude que acontece de forma regular no período de março a dezembro, em dias e horários diferenciados, sempre aos domingos às 10h30 no teatro do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana). No espaço lúdico o Domingo Tem Teatro recebe as mais variadas montagens infanto-juvenis, tornando um pólo difusor das artes cênicas infanto-juvenil no interior do Estado da Bahia. Com a missão de popularizar a cena teatral e de estimular a formação de novas plateias, o projeto abre espaço para grupos teatrais que partilham o ideal de democratizar o acesso à arte. Graças ao patrocínio da empresa Pererê, e do Governo do Estado da Bahia, através da Lei de Fomento a Cultura (FAZCULTURA), os ingressos são vendidos a preços populares, contribuindo não somente para a formação de plateias como também para a formação de um público crítico e consciente que aprecia e sabe dar valor ao teatro. Além da venda de ingressos a preços populares o Domingo Tem Teatro abre espaço para que instituições e alunos da rede pública de ensino possam assistir gratuitamente os espetáculos, permitindo assim o acesso a espetáculos de qualidade para que todos possam compartilhar as mesmas alegrias e emoções que o teatro proporciona.

 

E como novidade dessa temporada, o Domingo Tem Teatro oferece a cada criança ou adulto que se torna fã do Domingo Tem Teatro, um álbum super especial para que você possa colecionar figurinhas e ganhar muitos brindes. Mais uma brincadeira do programa do Sócio do Domingo Tem Teatro. Seja também um fã e conheça todos os benefícios e vantagens. As carteirinhas de Sócio podem ser feitas aos domingos ou pela internet pelo E-Mail: domingotemteatro@gmail.com e melhor, não há cobrança de mensalidades. E agora o Sócio conta com o mais novo beneficio que é o desconto no valor do seu ingresso em todas as apresentações do Domingo Tem Teatro. Saiba mais sobre o Projeto Domingo Tem Teatro, sobre o Programa do Sócio no site: www.ciacucadeteatro.com.br.

 

FICHA TÉCNICA

GERSON GUIMARÃES - texto, concepção e composições.

Criação e direção: Cida Oliveira, Cristiane Mendonça, Dina Tourinho, Gerson Guimaraes e Marcelo Praddo

Elenco: CIDA OLIVEIRA, CRISTIANE MENDONÇA, MARCELO PRADDO,JOÃO VICTOR SOBRAL e LP NOLASCO

DINA TOURINHO - movimentação cênica e assistência de direção

REINALDO MOTA – arranjos

ZUARTE JR - cenário e figurinos

LUCIANO REIS - iluminação

GENILSON COUTINHO – fotos

Assessoria de Imprensa - JOTAENE COMUNICAÇÃO (Nell Araújo)

Produção Executiva: Feijão de Corda Produtora

Realização: CAPRICORNIUS PRODUÇÕES & SOM NA SALA PROJETOS EDUCATIVOS



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje