Mulheres são maioria entre feirenses que tentam deixar de fumar - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Mulheres são maioria entre feirenses que tentam deixar de fumar

30 de Maio de 2015 | 08h 52

A idade das pessoas que estão em tratamento contra o tabagismo oscila entre 35 anos e as mulheres são maioria

Mulheres são maioria entre feirenses que tentam deixar de fumar
Mulheres buscam mais ajuda para largar o vício

Cerca de 80% das 5,5 mil cadastrados que estão em tratamento ou que passaram pelo CAPSad (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas) também são ou foram fumantes. No próximo domingo (31) comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, também conhecido como “Dia Mundial sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”. A instituição, que há 11 atende a fumantes, realiza atividades internas alusivas à data. Também promove a prevenção em escolas e empresas.

De acordo com a coordenadora do CAPSad, Carolina Carvalho, a idade das pessoas que estão em tratamento contra o tabagismo oscila entre 35 anos e as mulheres são maioria. Os mais jovens ainda resistem e as pessoas do sexo feminino têm histórico de procurar ajuda médica mais do que as masculinas.

Carolina Carvalho disse que se constata em Feira que o ato de fumar está cada vez menos popular, que é uma tendência mundial, e que os índices apresentados de que 30,7% dos brasileiros deixaram de fumar em quase uma década, no município podem ser ainda maiores. A conscientização dos malefícios da nicotina para o organismo leva ao abandono do cigarro. “As restrições legais para os fumantes (não se pode mais fumar em qualquer lugar) têm contribuído para a mudança de comportamento”.

A quantidade de pessoas que deixam de fumar é grande e a unidade oferece suporte médico para as pessoas que têm crise de abstinência (insônia, nervosismo, ansiedade). O tratamento é medicamentoso ou terapêutico e os prazos dependem da situação e respostas individuais. “Para largar o vício é necessário que a pessoa tenha vontade”, diz a coordenadora.

O CAPSad realiza um teste para que se conheça o nível de dependência, classificados com baixo, médio, elevado e muito elevado.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje