Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 05 de junho de 2020

Saúde

Dentistas capacitados em urgência médica

27 de maio de 2015 | 19h 01
Dentistas capacitados em urgência médica
Atuam na SMS 110 odontólogos, que estão distribuídos nos PSFs, nas UBS e nas policlínicas
Odontólogos da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na manhã desta quarta-feira, 27, de capacitação sobre “Urgência Médica durante o tratamento odontológico: diagnóstico, manejo e tratamento”, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira.
 
Este é o segundo curso oferecido, neste ano, aos profissionais da rede pela SMS em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Participaram os dentistas que atuam nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). A palestra foi ministrada pelo odontólogo Bruno Cantharino.
 
“Durante o tratamento odontológico os profissionais devem estar preparados para as possíveis intercorrências, uma vez que, atendem também pessoas portadoras de doenças crônicas, por exemplo”, afirma o supervisor da Divisão Odontológica, Laerte Barreto.
 
Uma das atitudes do dentista ao iniciar o tratamento é aferir a pressão do paciente, sobretudo, antes de extrações ou outros procedimentos cirúrgicos, independente da faixa etária. Segundo ele, isso pode evitar possíveis situações, como desmaios, tonturas e hemorragias.
 
“Mesmo em pacientes com a pressão controlada pode acontecer alguma situação anormal que exija do profissional o preparo para saber o que fazer naquele momento”, acrescenta.
 
Atuam na SMS 110 odontólogos, que estão distribuídos nos PSFs, nas Unidades Básicas de Saúde, nas policlínicas, no Programa Municipal DST/HIV/aids, no Centro de Especialidades Odontológicas, além dos que trabalham nas escolas municipais através do Programa Saúde Bucal.

FONTE: Secom



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje