Chapada Diamantina: incêndio destrói área equivalente a quase 3 mil campos de futebol - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Bahia

Chapada Diamantina: incêndio destrói área equivalente a quase 3 mil campos de futebol

23 de Outubro de 2018 | 08h 28
Chapada Diamantina: incêndio destrói área equivalente a quase 3 mil campos de futebol
Foto: Divulgação/ICMBio

Um incêndio de grande proporção destruiu uma área de 2,990 hectares no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. A área atingida é equivalente a quase 3 mil campos de futebol. Ainda não há informações sobre as causas. As informações são do G1.

O fogo começou no dia 13 de outubro, e só foi controlado neste domingo (21), mas ainda não extinto totalmente, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As chamas começaram na parte sul da unidade de conservação, região conhecida como Chapadinha, e teve origem externa ao parque. A Chapadinha fica nos limites dos municípios de Mucugê, Andaraí, Itaetê e Ibicoara. O principal foco do incêndio foi na região do Machobongo, em área do município de Ibicoara.

De acordo com o ICMBio, são mantidos na região dois aviões e brigadistas para prosseguir com a extinção e, posteriormente, realizar o monitoramento com a finalidade de evitar novos focos.

Ao todo, 42 brigadistas contratados chegaram a ser enviados para a região para atuar no combate às chamas, alguns deles colocados em pontos estratégicos, a fim de agir como observadores e comunicar o surgimento ou alastramento de focos.

Além dos brigadistas do ICMBio, outros cerca de 20 profissionais do IBAMA PrevFogo, equipes do Grupo Ambiental do Torto (GAT) e do Parque Nacional de Brasilia, além de brigadistas voluntários, também atuaram no combate ao incêndio. Quando as chamas ainda se alastravam, a estrutura do combate ficou equipada com quatro aeronaves.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina continua operando normalmente, já que o fogo se encontra em região remota da unidade, longe dos atrativos turísticos.

FONTE: Bnews



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje