Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, segunda, 21 de setembro de 2020

Esporte

Futebol de 5 da Bahia está em fase de preparação para torneio mundial

26 de maio de 2015 | 16h 12
Futebol de 5 da Bahia está em fase de preparação para torneio mundial
Time baiano de futebol de 5 se prepara para mundial na República Tcheca-Foto: Ascom/Sudesb

Após conquistar o tetracampeonato do Regional Nordeste de Futebol – 5, quando venceu por 3 a 2 o Apace–PB, no último final de semana, a equipe de Futebol de 5 baiano, vinculada ao Instituto de Cegos da Bahia (ICB), está em fase de preparação para a disputa do mundial da categoria, que acontece no mês de junho, em Praga, na República Theca.

A equipe baiana é a única representante brasileira na competição. O time liderado por Jefinho – atual melhor jogador do mundo no futebol para cegos – vai tentar o tricampeonato da competição que começa no dia 19 junho. Para o técnico Gerson Coutinho, a conquista do Nordeste serviu também como preparação para competição internacional. “Ganhamos esse título e agora estamos focados no tricampeonato mundial”.

O time do ICB recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que concede passagens aéreas e doação de agasalhos e tênis. Além deste apoio, dois atletas da equipe – Erenilto de Jesus e Lucas Almeida - recebem o benefício mensal de R$ 800 do Programa Bolsa Esporte, na categoria Nacional A. Eles foram contemplados pelo Edital 01/2014 com validade até dezembro deste ano.

São quatro jogadores de linha de cada equipe. Os goleiros são os únicos que enxergam e agem apenas numa área específica, de 5 por 2 metros. Há também uma espécie de técnico de ataque, atrás da barra adversária, que é o ‘chamador’. A quadra é dividida em três partes. Defesa (orientada pelos goleiros), meio (por treinadores) e ataque (pelos chamadores). 

FONTE: Secom.Ba



Esporte LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje