FGV lança exposição virtual sobre Getúlio Vargas e a Propaganda Política - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, terça, 19 de março de 2024

Educação

FGV lança exposição virtual sobre Getúlio Vargas e a Propaganda Política

Da Redação - 02 de Outubro de 2018 | 19h 16
FGV lança exposição virtual sobre Getúlio Vargas e a Propaganda Política
Foto: Divulgação

Lançada no último dia 28 de setembro, a exposição virtual “Getúlio Vargas e a Propaganda Política”, elaborada pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), tem por objetivo apresentar o rico acervo sobre um dos presidentes mais conhecidos e mais polêmicos da história do país, de forma moderna, sob um prisma que está na ordem do dia: a propaganda política.

Segundo a FGV, “em um momento em que as redes sociais fervilham em torno de discussões políticas, estudantes podem conhecer o importante papel que a propaganda política exerceu durante a Era Vargas, tanto para divulgar seus feitos, quanto nas disputas eleitorais”.

A exposição virtual dá início ao projeto Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do FGV CPDOC. A iniciativa aproximar o grande público, sobretudo estudantes dos ensinos fundamental e médio e professores de História e Ciências Sociais, o acervo histórico de Getúlio Vargas, ampliando seu uso pela sociedade.

O site reúne fotografias, documentos manuscritos e impressos, discursos, entrevistas e jingles de campanhas, além de filmes com raridades da propaganda política. E tudo isso de forma lúdica e interativa. Conforme a Fundação, uma das tecnologias disponíveis é o flipping booking, por meio do qual é possível folhear, via internet, as páginas do diário de Vargas.

A exposição está dividida em oito módulos: A Linha do Tempo na Era Getúlio Vargas; O Brasil nos Governos de Vargas; Exposição Nacional do Estado Novo; DIP; Com a Palavra: Getúlio Vargas; Hora do Brasil; Campanha de 1950; e Atividades Educativas.

NOVIDADES – A FGV informa que uma das novidades do projeto é a apresentação lúdica do conteúdo do acervo, através de jogos, como caça-palavras e palavras cruzadas. O material educativo está disponível em formato PDF, com acesso aberto ao público.

A coordenadora de documentação do FGV CPDOC, Daniele Amado, explica que, na mostra, estudantes podem encontrar verbetes sobre personalidades, a exemplo de Gustavo Capanema e Oswaldo Aranha.

Ela disse ainda que também há documentos que podem ser acessados e utilizados em sala de aula e em trabalhos acadêmicos. “É interessante que os estudantes vejam como era a relação de Getúlio Vargas com a propaganda política e como foi o processo de construção de sua imagem, lembrado até hoje como o melhor presidente do Brasil. Professores podem fazer um paralelo das campanhas daquela época com o atual debate nas redes sociais em torno das eleições”, disse.

Para conhecer a exposição virtual, acesse o site.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje