Setor cultural feirense se expandirá com a inauguração do teatro do Centro de Convenções, diz Edson Borges - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Cultura

Setor cultural feirense se expandirá com a inauguração do teatro do Centro de Convenções, diz Edson Borges

Karoliny Dias - 21 de Setembro de 2018 | 17h 49
Setor cultural feirense se expandirá com a inauguração do teatro do Centro de Convenções, diz Edson Borges
Foto: Secom

Feira de Santana é uma cidade culturalmente muito rica. Conhecida como Princesa do Sertão, possui um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, ponto de encontro entre a BR 101, a BR 116 e a BR 324. A partir disso, dá para se ter uma ideia da miscelânea que é nossa cultura e de quão rica ela é. Mas, institucionalmente falando, qual o futuro da cultura feirense?

O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges, destacou os novos projetos culturais para a cidade. Segundo o gestor, Feira de Santana tem excelentes expectativas para o futuro, nesse setor. Ele ressaltou que as obras do Centro de Convenções e de seu teatro, antes gerenciadas apenas pelo Governo do Estado e que ficaram paradas por vários anos, agora estão bastante avançadas, com o convênio que repassou o equipamento e os recursos para a administração municipal concluir a construção.

De acordo com Edson Borges, muito em breve, o teatro, que tem capacidade para 720 espectadores, colocará Feira de Santana no circuito dos grandes espetáculos. “O processo está bastante adiantado. Houve uma atualização do projeto e acredito que, em meados de 2019, teremos a conclusão da obra do equipamento, que, certamente, atrairá grandes eventos para a cidade, fazendo com que o setor cultural cresça ainda mais”, garantiu, salientando ainda que o beneficiamento da área do Centro de Convenções também será importante para a realização de eventos, a exemplo de exposições.

O secretário também disse que pretende encaminhar ao prefeito Colbert Martins, para apreciação, o projeto de criação do Fundo Municipal de Cultura. Segundo Edson Borges, essa iniciativa, se acatada, também será benéfica para o segmento cultural da cidade.

MICARETA – Em relação à Micareta de Feira de Santana, considerada a primeira do Brasil, o secretário afirmou que um grande debate sobre a festa está sendo realizado em um grupo de uma rede social. Ele disse que a expectativa é marcar uma audiência com o prefeito na primeira semana de outubro. Nessa reunião, os participantes do grupo apresentariam o resultado dos debates e sugestões, inclusive de mudança de data do evento.

Edson Borges ressaltou que há quem defenda que a Micareta deve acontecer em janeiro e há quem creia que a melhor época para realizar a festa seja outubro. “Estamos reunindo essas e outras sugestões, a fim de montarmos uma proposta de mudanças para a Micareta. Esse ano, na verdade, o evento já sofreu grandes modificações, tanto que provocou toda essa discussão em busca de novas melhorias para a festa”, observou.

O secretário também enfatizou que outro grande projeto cultural está em andamento. Sem revelar o teor da proposta, ele disse que está em busca de orçamento, para posterior encaminhamento ao prefeito Colbert Martins. Edson Borges garantiu que a iniciativa beneficiará, sobretudo, as pessoas de baixa renda. “Esse projeto será bom, principalmente, para a população periférica, inclusive da zona rural. Ele exige um bom investimento, então estou fazendo o orçamento, para ter a aprovação do prefeito”, assegurou, ressaltando ainda que espera anunciar a proposta até o fim de setembro.

Questionado sobre a possibilidade de aumento de investimentos para o segmento cultural, o gestor afirmou que não há essa expectativa, uma vez que o orçamento é baseado na previsão de arrecadação do Município. “Não há previsão de aumento da arrecadação, muito pelo contrário. A receita do Município tem caído e isso tem sido um problema”, concluiu.



Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje