Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 21 de setembro de 2018

Política

Rui Costa garante investimento em infraestrutura e logística, em encontro com setores produtivos

Da Redação - 08 de agosto de 2018 | 19h 12
Rui Costa garante investimento em infraestrutura e logística, em encontro com setores produtivos
Foto: Ulisses Dumas/ Divulgação

Em um encontro com os líderes dos setores produtivos da Bahia, realizado nesta terça-feira (7), em Salvador, Rui Costa (PT) garantiu a aplicação de recursos em infraestrutura e logística. Candidato à reeleição, o governador assumiu o compromisso de realizar a desconcentração regional das atividades econômicas, apoiada numa estrutura consolidada de vias logísticas de transporte de carga e escoamento da produção.

Essa medida, segundo Rui Costa, deve alavancar os investimentos. “Mantivemos os investimentos do Estado e criamos condições para atrair novas empresas, mesmo diante da grave crise econômica que o país enfrenta. Acredito que o Brasil vai reencontrar o caminho do crescimento e faremos ainda mais pela Bahia e pelos baianos”, assegurou.

O governador debateu as propostas e diretrizes para a economia baiana nos próximos quatro anos com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA); e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). E destacou como prioridade de sua gestão o avanço na execução de projetos estruturantes, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).

Essas obras, conforme Rui Costa, muito contribuirão para com o desenvolvimento da Bahia, uma vez que consolidarão “a infraestrutura capaz de acelerar o crescimento e a oportunidade de emprego no interior do estado”. O governador garantiu ainda “o apoio necessário ao encaminhamento das soluções de entraves burocráticos, para acelerar as obras e contribuir na interlocução com os municípios”.

A Educação Profissional também se mantém entre as prioridades do governo, de acordo com Rui Costa. Ele antecipou aos líderes da economia baiana o interesse de criar um conselho de Educação Profissional, com diretrizes e metas voltadas à geração de cursos específicos, direcionados a cada setor produtivo. “De 2007 a 2015, quando investir na formação e preparação dos jovens para o mundo do trabalho tornou-se prioridade na agenda estadual, a Educação Profissional cresceu de 4 mil para 70 mil matrículas. Em 2018, a Bahia já tem 140 mil alunos matriculados em cursos profissionalizantes. Nossa meta é ter cursos profissionalizantes em todos os 417 municípios baianos, com escolas estaduais como formadoras de mão de obra”, prometeu.

A continuidade do projeto de regionalização da saúde foi outro compromisso assumido por Rui Costa durante o encontro. O candidato petista reforçou a premissa de levar o atendimento médico-hospitalar a quem mais precisa. “Só em 2018, já foram inaugurados três novos hospitais, quatro policlínicas e mais de 13 mil cirurgias realizadas de forma itinerante, contemplando 371 municípios. Um investimento que ultrapassou a casa dos R$ 5 bilhões em obras, serviços e recursos humanos, ao longo do ano”, ressaltou.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje