Incêndio na Califórnia já é o maior da história moderna do estado americano - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Mundo

Incêndio na Califórnia já é o maior da história moderna do estado americano

08 de Agosto de 2018 | 08h 20
Incêndio na Califórnia já é o maior da história moderna do estado americano
Foto: Noah Berger / AFP

O incêndio que atinge a Califórnia (EUA, denominado pelas autoridades como Mendocino Complex, tornou-se o maior da história moderna do estado após queimar mais de 1.150 km², de acordo com a Associated Press. Sete pessoas já morreram e milhares tiveram que deixar suas casas.

O recorde anterior era do incêndio Thomas, que em dezembro passado teve um poder destrutivo maior, atingindo mais de mil construções no sul do estado, mas se espalhou por uma área menor, de 1.140 km², até ser contido em 12 de janeiro deste ano.

Em seu último boletim, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (Calfire) explicou que um sistema de alta pressão trouxe um clima mais quente, seco e fortes ventos à região na segunda-feira (6), o que contribuiu para que as chamas se alastrassem mais rapidamente. Segundo autoridades, pode ser que demore até o fim de agosto para que o Mendocino Complex seja extinto.

Os bombeiros só conseguiram conter 30% do incêndio, que tem dois focos (Ranch e River). Na segunda, os 3.900 bombeiros estavam empenhados em impedir que as chamas rompessem as barreiras antifogo no cume de colinas que abrigam as comunidades de Nice, Lucerne, Glen Haven e Clearlake Oaks.

Segundo o G1, as temperaturas podem chegar a 43ºC no norte do estado nos próximos dias, já que rajadas de vento atiçarão as chamas, disse um meteorologista do Serviço Nacional do Clima, citado pela Reuters.

FONTE: Bahia.ba



Mundo LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje