Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 18 de abril de 2024

Geral

Ibametro convoca taxistas de Feira de Santana para verificação de taxímetros

02 de Abril de 2018 | 17h 29
Ibametro convoca taxistas de Feira de Santana para verificação de taxímetros
Foto: Reprodução
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), inicia nesta segunda-feira (2), a verificação anual de taxímetros da frota de veículos-táxi do município Feira de Santana. O serviço, coordenado pela Agência Regional do Ibametro em Feira, vai até o dia 05 de maio.
 
A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201/2002. O motorista que não comparecer deverá justificar a ausência junto ao Ibametro.
 
“A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o consumidor quanto para o taxista”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
 
O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Com o serviço de verificação, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo.
 
Os taxistas devem programar a data para a realização do serviço, via portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados. O próprio site dá acesso ao boleto, que deve ser impresso para pagamento. Só depois dessa etapa, o condutor se dirige à unidade do Ibametro, no seguinte endereço: Av. Sudene s/n – Feira de Santana.
 
Na ocasião, o taxista deverá apresentar como documentação:
 
- O certificado de verificação do ano anterior (2016)
 
- Licenciamento do veículo atualizado
 
- Vistoria aprovada da prefeitura
 
- O selo do gás natural veicular, no caso da utilização desse tipo de combustível.
 
Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: A checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro.
 
Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.


Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje