Bahia inaugura 1º laticínio livre de tuberculose e brucelose do país - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Bahia inaugura 1º laticínio livre de tuberculose e brucelose do país

20 de Maio de 2015 | 11h 29

A nova usina de beneficiamento de leite fica no município de Uibaí

Bahia inaugura 1º laticínio livre de tuberculose e brucelose do país
Instalada no povoado de Caldeirão, a unidade foi inaugurada nesta terça (19)
A nova usina de beneficiamento de leite do município de Uibaí, no centro norte da Bahia, é a primeira unidade desse tipo no País a produzir com matéria-prima vinda exclusivamente de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Instalada no povoado de Caldeirão, a unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (19), para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado e elevar a qualidade dos produtos já fabricados na região. 

Além de beneficiar cerca de 400 famílias, que vivem da agropecuária, o objetivo do Governo do Estado é fortalecer as atividades do campo, criar infraestrutura e promover o desenvolvimento econômico da população que vive da terra na Bahia. Durante a inauguração, acompanhado de autoridades e produtores da região, o governador destacou a importância do fortalecimento da economia voltada para agricultura familiar na Bahia, que possui a maior população rural do Brasil - cerca de quatro milhões pessoas. 

"Não existe, na minha opinião, solução para o semiárido nordestino se não for através da agricultura familiar. Com esse equipamento simples e sofisticado, que eu acompanhei o funcionamento hoje, a produção vai aumentar de três mil para dez mil. Eu peço apoio das prefeituras locais para garantir que os derivados de leite, produzidos aqui, possam ser utilizados na merenda escolar porque é importante que a renda fique aqui na região", disse Rui Costa. Para ele, as cidades devem se ajudar e fazer a riqueza circular entre os produtores da região, que, unidos, podem ampliar a produção.
 
Administrada pela Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Comagru), a usina de beneficiamento ficou pronta depois de receber investimento do governo estadual de aproximadamente R$ 700 mil, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 
 
 
Produtos certificados 
 
A estrutura do Laticínio de Uibaí, como é chamada a usina, tem capacidade para receber dez mil litros diariamente para o processamento de leite pasteurizado, manteiga, iogurte, bebida láctea e queijos. Os produtos lácteos fabricados na unidade vão receber o Selo de Inspeção Estadual, que garante a segurança do alimento ao consumidor e é fornecido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri). 
 
Durante a cerimônia de inauguração, Rui Costa também entregou o certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que atesta a qualidade dos produtos fabricados a partir de matéria-prima de propriedades com rebanhos livres de brucelose e tuberculose, doenças que são empecilhos para a entrada de produtos de alguns estados brasileiros no mercado exterior.


Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje