Chuvas prejudicam Candeias há mais de um mês - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Bahia

Chuvas prejudicam Candeias há mais de um mês

19 de Maio de 2015 | 10h 55

O município decretou situação de emergência no dia 12 de abril

Chuvas prejudicam Candeias há mais de um mês
Os principais locais afetados são os bairros da Santa Clara, Malembá, Dom Avelar, Sarandi, Santo Antonio, Areia e os distritos de Menino Jesus e Passé.

No dia 12 de abril, a Prefeitura de Candeias decretou Situação de Emergência por conta das fortes chuvas que assolaram a cidade. Já se passou mais de 30 dias e a situação do município só piorou. “Estamos apreensivos e preocupados com o que ainda pode acontecer, pois durante todo esse tempo a chuva não cessou e os danos se alastraram por toda a cidade. Estamos vivendo tempos muito difíceis”, afirmou o prefeito Sargento Francisco. Até o momento, a Defesa Civil do município já registrou mais de 200 ocorrências na área urbana e nos distritos. As situações estão relacionadas a deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos e danos nas vias públicas.

Durante esse período, o prefeito Francisco esteve reunido com o governador do Estado, Rui Costa, que também decretou Situação de Emergência em Candeias a nível estadual, e viajou três vezes a Brasília onde esteve reunido com o Ministro da Integração, Gilberto Occhi, com Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, com o senador baiano Otto Alencar e também com deputados federais baianos. “Nós fomos a todas as esferas do Poder Público em busca de apoio e recursos para que a cidade de Candeias volte à normalidade, bem como tirar nosso povo da situação de risco”, afirmou o gestor.

A Defesa Civil da cidade está trabalhando em regime de plantão, orientando as famílias e buscando minimizar os danos. “Estamos há mais de mês trabalhando sem cessar. Os danos são enormes para a nossa cidade e a prioridade é a garantia da segurança das famílias, mas as vias também foram muito prejudicadas e isso afeta toda a cidade. Nosso município está sendo muito prejudicado por conta das chuvas”, relatou o secretário de Serviços Públicos, Milton Viana. Os principais locais afetados são os bairros da Santa Clara, Malembá, Dom Avelar, Sarandi, Santo Antonio, Areia e os distritos de Menino Jesus e Passé.

Para Maurina de Oliveira, do bairro do Malembá, os moradores de áreas de riscos estão vivendo dias de muito medo. "Estamos todos apreensivos porque já aconteceu isso. Ando nervosa porque minha casa está com rachaduras nas paredes do banheiro e no piso da sala", afirmou. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Erivaldo Azevedo, as áreas de risco iminente estão sendo monitoradas.

Auxílio emergencial com Recursos Próprios – No dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas) estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas, através do Decreto nº 18/2015, para beneficiar aqueles que perderam suas casas ou que tiveram suas residências condenadas por risco de desabamento devido às recentes chuvas. O valor do benefício é de R$ 250,00, destinado a auxiliar nas despesas da condição de desabrigado, sendo concedido de acordo com critérios expressos no Decreto nº 18/2015. O benefício começou a ser repassado no dia 8 de maio.

Liberação da União para atender necessidades emergenciais - O Ministério da Integração Nacional autorizou empenho e transferência de recursos para o município de Candeias no valor de R$ 79.462,00 (setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta e dois reais), através da Portaria nº 92, de 8 de maio de 2015, para a execução de ações de socorro e assistência às vítimas. Os recursos serão empenhados a Título de Transferência Obrigatória e o prazo para execução das obras e serviços será de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União, que foi feita no dia 11 de maio de 2015.

Disque Defesa Civil: (71) 3605-2574, 3601-6535, 3601-4004 e 3601-1541 (chamada local) ou 199 (chamada gratuita).



Bahia LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje