Moda Inverno movimenta Salvador e interior com eventos gratuitos - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Geral

Moda Inverno movimenta Salvador e interior com eventos gratuitos

07 de Maio de 2015 | 16h 29

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro também receberão palestras de lançamento do Caderno Inova Moda

Moda Inverno movimenta Salvador e interior com eventos gratuitos

Para cada estação, o mercado da moda se debruça sobre uma série de referências, tecidos, formas, acabamentos e cores para o desenvolvimento de uma nova coleção. Com ela, também surge um novo desafio: quais caminhos seguir para aliar criatividade e competitividade no mercado? Para desenvolver profissionais e empresários que atuam no setor, o Sebrae e o Senai realizam, a partir do dia 11 de maio, uma série de palestras que marcam o lançamento do Caderno Inova Moda, com o tema Caminhos – Inverno 2016, e acontecem em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Na capital e em Feira, também há programação com laboratórios e oficinas gratuitas.

A ação, que acontece em todo o país, é voltada para microempreendedores individuais (MEI) e empresas de micro e pequeno porte que atuam nos segmentos da moda. Em Salvador, o evento de lançamento acontece no dia 11, às 19h30, no Senai Cimatec, em Piatã. Em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro, a cerimônia acontece nas unidades do Senai dos municípios, nos dias 12 e 28 de maio, e 9 de junho, respectivamente.

No lançamento do Caderno, os inscritos assistirão a palestras de especialistas. Anderson Pisanelli, consultor técnico do Senai Paraná, será o responsável pela apresentação em Salvador e Feira de Santana. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, Anderson também tem formação técnica de Estilismo em Confecção Industrial pela Faculdade Anhembi-Morumbi. Já em Vitória da Conquista e Juazeiro, a palestrante será Ana Luiza Guimarães, consultora do Senai Bahia, graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campo Grande e especializada em Moda pelo Senai/IBModa.

Laboratórios e oficinas de moda em Salvador e Feira

Laboratórios de criativação e oficinas de desenvolvimento de produto, modelagem e fichas técnicas também compõem a programação nas cidades de Salvador e Feira de Santana. As capacitações acontecem de 13 a 20 de maio. Há 25 vagas para cada turma.

Na capital, as atividades acontecem na unidade Senai Dendezeiros, na Av. Dendezeiros do Bonfim, 99 – Bonfim. Já em Feira de Santana, as aulas serão ministradas no Senai do município, localizado na Av. Eduardo Fróes da Mata, 5000, auditório – Campo Limpo.

Para realizar inscrições, tanto para as palestras quanto para os laboratórios e oficinas, os interessados devem enviar e-mail para analuizam@fieb.org.br. Os participantes receberão material que inclui cadernos de criativação e tecnovação, além de materiais de suporte às oficinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3879-5235.

O lançamento do Caderno Inova Bahia é uma ação realizada em âmbito nacional, por meio de convênio firmado em 2013 entre o Sebrae e o Senai, criado com o objetivo de fomentar o segmento de moda. O lançamento do caderno sobre o Inverno de 2016 é o terceiro ciclo do projeto, que em 2014 foi realizado para as temporadas de Inverno e Verão de 2015.

Confira a programação completa:

 

- Lançamento do Caderno Inova Bahia – Inverno 2016

 

Palestra: Anderson Pisanelli

11/05, às 19h30 - Salvador: Senai Cimatec - Av. Orlando Gomes, 1845, auditório IV.

12/05, às 9h30 - Feira de Santana: Senai - Av. Eduardo Fróes da Mata, 5000, auditório.

 

Palestra: Ana Luiza Guimarães

28/05, às 19h - Vitória da Conquista: Senai - Av. Juracy Magalhães, 2790.

09/06, às 19h - Juazeiro: Senai - Av. Adolfo Viana, s/nº.

 

- Laboratórios e oficinas - Senai Salvador (Dendezeiros) e Feira de Santana

 

Laboratório de Criativação - Carga horária: 12h

Data: 13 e 14/05

Salvador: Dia 1 - 9h às 18h / Dia 2 - 9h às 13h

Feira de Santana: Dia 1 - 14 às 22h / Dia 2 - 14h às 17h

Atividades práticas orientadas por especialistas, com a aplicação de metodologia para o estímulo do processo criativo. Considera uma visão ampla da moda, relacionada a outras expressões de comportamento e consumo, mantendo um paralelo com as ações de mercado.

 

Oficina - Desenvolvimento de produto - Carga horária: 8h

Data: 15/05 – Salvador: 9h às 18h / Feira: 14 às 22h

Metodologia para o planejamento e desenvolvimento de coleções, a partir dos resultados e estímulos criativos aplicados na etapa de criativação. Os participantes serão contemplados com informações práticas de como pesquisar, planejar e desenvolver seus produtos, de acordo com a realidade de sua capacidade produtiva junto ao mercado, a fim de aumentar o valor agregado.

 

Oficina - Olhar da forma (modelagem) – Carga horária: 8h

Data: 18/05 – Salvador: 9h às 18h / Feira: 14 às 22h

Nesta etapa, os participantes aprenderão a interpretar as modelagens da estação, a fim de obter recortes, formas e volumes. Este módulo poderá abordar técnicas de modelagem como os métodos tradicionais ou draping/moulage. Por isso, é importante que o empresário traga um profissional da empresa com conhecimento técnico, ou da equipe de modelagem.

 

Oficina - Elaboração de fichas técnicas – Carga horária: 8h

Data: 19/05 – Salvador: 9h às 18h / Feira: 14 às 22h

Esta etapa visa auxiliar a tomada de decisões com base na ficha técnica de produto e seus desdobramentos no planejamento da produção, além dos impactos logísticos, financeiros e orçamentários, referentes ao desenvolvimento das coleções e seus ciclos de vida. A análise busca diminuir o desperdício de materiais e tempo relacionados a produtos e processos. Também serão abordados temas como precificação, estrutura de custos, ponto de equilíbrio e custo de adequação entre produtos e vendas.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje