A Associação Protetora dos Animais de Feira de Santana (APA) vai esterilizar os animais mantidos soltos em vias públicas, visando o controle da natalidade e também possibilitar assistência. As ações serão voltadas principalmente para cães e gatos e serão possíveis através de parceria firmada com a Prefeitura.
O convênio foi assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e o presidente da APA, Ricardo Jones de Lima, durante solenidade no Centro Municipal de Zoonoses José Machado de Almeida, na manhã desta quarta-feira, 28.
Através da parceria, a APA estará habilitada a receber recursos da ordem de R$ 216 mil, liberados em parcelas mensais, durante o período de um ano. Os recursos serão destinados à castração de animais e também para manutenção das instalações da entidade, uma ONG sem fins lucrativos instalada no bairro Santo Antônio dos Prazeres.
A APA abriga atualmente cerca de 250 cães e outra quantidade igual de gatos, todos abandonados em vias públicas em situação deplorável. Na entidade, recebem carinho, assistência adequada e são encaminhados para adoções.
Ao assinar o convênio, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância das ações promovidas pela entidade, que já funciona em Feira de Santana há 12 anos, retirando animais das vias públicas e também incentivando os bons tratos com os animais.
A ex-presidente da entidade, Cândida Almeida dos Santos, ressaltou a importância da parceria visando impulsionar as ações da APA. “Os recursos são necessários para ampliarmos e mantermos os serviços com a qualidade que necessitam e a dignidade no trato com os animais”, frisou.
Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários de Saúde, Denise Mascarenhas; de Governo, Paulo Aquino; e da Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes; além de guardas ambientais.