Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 18 de abril de 2024

Cultura

Salvador: Festival Renascer das Artes em fevereiro

29 de Janeiro de 2015 | 09h 27
Salvador: Festival Renascer das Artes em fevereiro
Música, literatura, teatro, circo e artes visuais fazem parte do festival de artes integradas Renascer das Artes, que terá três edições ocupando bairros periféricos de Salvador: neste domingo, 1º de fevereiro, no Largo do Tanque; depois, no dia 15, na Fazenda Grande do Retiro; e, por fim, em 1º de março, em San Martin, sempre a partir das 14 horas. Realizado pelo coletivo Arte Marginal Salvador, o projeto foi contemplado pelo edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
 
A primeira edição, no Largo do Tanque, será na Praça Luiz Gama. As intervenções artísticas, com presença da literatura hip-hop, do rap e do jazz, vão girar em torno do legado do intelectual baiano Luiz Gama (1830-1882). Os convidados Coletivo Libertai, Galeria 13 e Coletivo Cultural Confusão discutirão junto ao público a memória e história deste ex-escravo, escritor e advogado, considerado o maior abolicionista do Brasil e que dá nome ao local do encontro. Para acompanhar o debate, haverá a música do grupo A Rua Se Conhece e do trio Saca Só, além da literatura do projeto itinerante Próxima Parada e da peça de rua É o Fim das Gargalhadas..., do Grupo de Teatro Popular A Pombagem.
 
No 15 de fevereiro, a Praça dos Trovadores, na Fazenda Grande do Retiro, será palco de uma experimentação musical do costarriquenho Mário Ulloa juntamente com o artista plástico baiano Menelaw Sete, seguidos de números circenses e populares: malabarismos, bonecões, pernas-de-pau e versos, além de mais uma sessão do espetáculo do grupo A Pomgabem.
 
Fechando os três encontros quinzenais, a terceira edição, no dia 1º de março, em San Martin, fará uma atividade cultural em torno da Escola Municipal Fonte do Capim, com oficinas de iniciação teatral e mostra de registros audiovisuais sobre as duas edições anteriores, culminando em cortejo performático pelas ruas da comunidade.
 
Sobre o Calendário das Artes – Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes foi concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Seu fundamento está na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, incluindo premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. Somando as seis Chamadas realizadas desde seu lançamento, entre 2012 e 2014, o Calendário das Artes já disponibilizou um total de R$ 3,653 milhões para a execução de 282 projetos, selecionados dentre um total de 4920 inscritos. São projetos oriundos de 109 cidades, contemplando todos os 27 territórios de identidade do estado. Mais informações emwww.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.
 
 
Renascer das Artes
 
1ª edição: 1º de fevereiro, às 14 horas, na Praça Luiz Gama (Largo do Tanque)
 
2ª edição: 15 de fevereiro, às 14 horas, na Praça dos Trovadores (Fazenda Grande do Retiro)
 
3ª edição: 1º de março, às 14 horas, na Escola Municipal Fonte do Capim (San Martin)
 
Realização: Coletivo Arte Marginal Salvador
 
Apoio financeiro: Calendário das Artes/ FUNCEB/ SecultBA


Cultura LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje